Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A importância de lavar as mãos !!

As preocupações com assepsia, suas normas e a relação com a transmissão de doenças infecciosas já era praticada pelos antigos romanos, os quais tinham noções de saneamento coleta de esgotos, drenagem de terrenos pantanosos. A Igreja Católica também teve participação a partir do século IV, dedicando-se na construção de hospitais em diversas regiões do mundo.  Apesar da boa vontade e preocupação, esses hospitais passaram a ser fonte de transmissão rápida de agentes infecciosos, devido ao confinamento de doentes em um único ambiente, disseminando doenças infecciosas como sífilis, varíola e febre tifóide, comuns naquela época. No século XIX, o médico húngaro, Ignaz Semmelweis percebeu que crianças nascidas em hospitais, inclusive suas mães, apresentavam uma elevada taxa de mortalidade quando comparadas com aquelas nascidas em casa, sob o auxílio de parteiras. Apenas com a recomendação de que as pessoas responsáveis pela assistência aos partos hospitalares lavassem as mãos, o médico foi capaz de reduzir a mortalidade materna e, consequentemente, as crianças recém-nascidas apresentavam maiores chances de sobrevivência. Isso nos serve como um alerta, pois o ato de lavar as mãos é simples demais para ser ignorado, frente ao número de infecções que podem ser evitadas. Andréa.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Novos Horizontes.....

Se começar uma nova etapa é complicado, recomeçar, então, faz bater insegurança, medo de não acertar. Confio em minha competência, que não foi construída de um dia para o outro....são mais de 20 anos de estudos e esforços. Agora, é olhar para a frente, sem esquecer os que ficam, pois estarão torcendo e na expectativa de que novos objetivos e metas se cumpram......força de vontade não faltará. Avante !!!!!
Andréa.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lixo nas praias itajaienses

Pessoal, sou muito feliz morando na bela cidade de Itajaí-SC. Porém, até para fazer exercícios físicos e caminhadas matinais na orla, é preciso muita paciência para desviar do lixo deixado nas praias e no molhe. Incrível mesmo é que o lixo não vai até lá sozinho....pessoas inconscientes, sujas, porcas, distraídas, seja qual o for o adjetivo.....deixam "o próprio lixo" pelas calçadas (que são irregulares e esburacadas, em muitos pontos da cidade), jogam suas latinhas de bebidas vazias na água (devem achar divertido observar as ondas do mar indo e vindo enfeitadas por latinhas de alumínio), restos de comida, sacolas plásticas, copos plásticos, preservativos usados e com conteúdo biológico que pode ser contaminante (sêmen)...bem. Com certeza meus olhos não são os únicos a enxergar o problema.....convido o Sr. Prefeito Jandir Bellini, seus Secretários e Secretários das várias áreas a fazer diariamente uma boa caminhada (1:30 h), e será o suficiente para buscar direcionar verbas governamentais à EDUCAÇÃO POPULAR relacionada ao descarte correto de "auto lixo", ou seja: o lixo é seu, descarte-o corretamente !!! Obrigada. Andréa.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Visite o site do CRBio 03

Pessoal, na página do CRBio 03 estão várias informações interessantes sobre a Profissão Biólogo, formas de trabalho, sugestões de honorários, entre outras.
Vale a pena ler o Parecer que regulamenta a Carga Horária Mínima de estudos para o exercício da profissão. Boa leitura. Andréa. http://www.crbio03.gov.br/home/index.php#ok

sábado, 1 de janeiro de 2011

1º de Janeiro de 2011: Esse é o dia....

....esse é o dia em que seu sorriso será largo, seus passos serão firmes, seu aperto de mão será sincero, você será FELIZ e COMPLETO. Olhe ao seu redor, você tem tudo de que precisa para o momento presente. Para os dias futuros......conquiste a cada dia do novo ano, a partir de HOJE. Te desejo os melhores dias de tua vida ! Andréa.