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quinta-feira, 30 de junho de 2011

PRESSÃO ARTERIAL x FÍSICA e MATEMÁTICA


A Matemática e a Física são responsáveis pela explicação de inúmeros fatos ocorridos na natureza. Um processo vital para o ser humano é a circulação de sangue pelo corpo. Ao bater, o coração impulsiona o sangue oxigenado pelas artérias para todas as partes do corpo, retornando ao próprio coração carregado de gás carbônico (orientado pelas veias), que, por sua vez, é bombeado ao pulmão visando às trocas gasosas.

Ao circular, o sangue encontra o atrito das paredes arteriais, por isso o coração bate sistematicamente em intervalos regulares. Temos dois tipos de pressão, uma decorrente da força imposta pelo coração e outra imposta pelo calibre arterial. A força realizada pelo coração para impulsionar o sangue é denominada de sistólica (pressão máxima) e a resistência oferecida pelas paredes arteriais ao sangue impulsionado é chamada de diastólica (pressão mínima).

Quando medimos nossa pressão arterial com o aparelho conhecido como esfigmomanômetro, e detectamos, por exemplo, o valor de 11 por 7, estamos sendo informados que nossa pressão máxima é de 110 mmHg (milímetros de mercúrio) e a pressão mínima é de 70 mmHg. O coração impulsiona o sangue a uma força de 110 e a resistência da parede arterial é de 70. Esse valor utilizado como exemplo é considerado como uma pressão sanguínea normal.

A unidade de medida da pressão arterial, dada por mmHg foi criada em 1643 por Evangelista Torricelli, físico e matemático italiano. A medida de 1 mmHg corresponde a 133,32 Pa (Pascal), 1,33 mb (Milibar) e 0,00131578947368 atm (Atmosfera) que são unidades de medidas de pressão de acordo com o SI (Sistema Internacional de Medidas).

A alta da pressão arterial ocorre mediante a diminuição do diâmetro das artérias, pois, nesse caso, o coração deve aumentar a força do batimento para que o sangue atinja todas as partes do corpo. Esse estreitamento das artérias pode ser de origem natural ou devido à alimentação rica em gorduras e sal, que se alojam na parede das artérias próximas ao coração. As bebidas alcoólicas e o cigarro também influenciam no aumento da pressão.









quinta-feira, 23 de junho de 2011

CENTRO EDUCACIONAL ASTER - TURMA: 9º ANO
DISCIPLINA: FÍSICA / CIÊNCIAS - PROFESSORA: ANDRÉA
AULA PRÁTICA Nº 02 – LEI DA AÇÃO E REAÇÃO
3ª LEI DE NEWTON
1)    Procedimentos:
·        Coloque a base de polímero (tela emborrachada) sobre uma superfície plana;
·        Faça com que o carrinho de brinquedo deslize sobre a tela: o que se observa ?
·        Faça uma fileira com vários lápis e/ou canetas; a seguir coloque o carrinho e tente fazer com que ele deslize sobre os objetos (canetas e lápis): o que se observa ?
·        Repita o procedimento inicial, colocando a base de polímero sobre a fileira de lápis: o que se observa ?
·        Utilizando o gira-gira de corda, coloque a hélice de menor tamanho, gire o observe o movimento e de que forma ele acontece: descreva o movimento; de que tipo é ?
·        Troque a hélice pela de maior tamanho e observe o movimento, que deverá ser idêntico ao anterior. Mas, observe e relate se houve diferença quanto ao movimento (rotação, velocidade do giro), de acordo com o tamanho da hélice;
·        Arremesse os três dardos sob três distâncias diferentes. Anote as observações para cada arremesso;
2)   Descrever o material utilizado; procedimentos durante a aula; observações e conclusões;
3)   Elaborar relatório contendo os itens acima; incluindo conclusões relacionadas à Teoria estudada.
4)   O relatório deverá conter: Capa, Introdução, Desenvolvimento (procedimentos), Observações e Conclusões.

Estatística - Descrição sobre Gráficos

C. E. ASTER – MATEMÁTICA
ESTATÍSTICA – PROFª ANDRÉA
Os gráficos constituem uma forma clara e objetiva na apresentação de dados estatísticos, a intenção é de proporcionar aos leitores em geral a compreensão e veracidade dos fatos. De acordo com a característica da informação precisamos escolher o gráfico correto, os mais usuais são: gráfico de segmentos, gráfico de barras e gráfico de setores.

Gráfico de Segmento ou gráfico de linhas

Objetivos: simplicidade, clareza e veracidade.

Uma locadora de filmes em DVD registrou o número de locações no 1º semestre do ano de 2008. Com dados expressos em um gráfico de segmentos.

Gráfico de Barras horizontal e vertical

Objetivo: representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no período determinado.

Um bom exemplo é o consumo de energia elétrica no decorrer do ano de uma família.
 
Gráfico de setores

Objetivos: expressar as informações em uma circunferência fracionada. É um gráfico muito usado na demonstração de dados percentuais.

Exemplo apropriado: a preferência dos clientes de uma locadora quanto ao gênero dos filmes locados durante a semana.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O que significa dizer que algo está comprovado cientificamente ?

Dizer que algo está comprovado cientificamente, ao meu ver, significa que foi feita uma observação, a partir dela uma hipótese para tentar explicar os por quês de determinados acontecimentos. A partir das hipóteses, são aplicadas metodologias de acordo com o(s) objetivo(s) inicial (is), gerais e específicos. A partir da metodologia aplicada, são obtidos resultados coerentes. Sem observação, metodologia e pesquisa científica, não se consegue ter confiabilidade no que denominamos “novas teorias”, “novos produtos” (medicamentos, alimentos), “novas tecnologias”.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ausência....

Olá...desculpem pela ausência, mas foi necessária. Assim, retorno um pouco mais amadurecida, com mais suporte e de coração aberto !!
Andréa.