Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Resumo sobre Evolução



            Ao longo das transformações físicas e químicas dos ambientes marinhos e terrestres, um número variado de organismos foi surgindo e proporcionando o aparecimento de outros, cada qual caracterizando um período evolutivo. Dessa forma, entre os principais aspectos de expansão e predominância dos organismos, sejam animais ou vegetais, pode ser estabelecido em ordem cronológica o comportamento biótico conforme o Período Geológico: 

            * Pré-cambriano – domínio dos protistas e invertebrados aquáticos; 
            * Cambriano – domínio dos artrópodes e algas; 
            * Ordoviciano – surgimento dos peixes sem mandíbula e grande diversidade de algas; 
            * Siluriano – diversificação dos artrópodes e vegetais terrestres; 
            * Devoniano – diversificação dos peixes e surgimento dos anfíbios e plantas com semente; 
            * Carbonífero – Surgimento dos répteis e gimnospermas; 
            * Permiano – domínio dos répteis e das gimnospermas; 
            * Triássico – aparecimento dos dinossauros e mamíferos, domínio das plantas coníferas e   também dos répteis; 
            * Jurássico – aparecimento das aves e domínio dos dinossauros; 
            * Cretáceo – extinção dos dinossauros e aparecimento das plantas com flores e frutos; 
            * Terciário - Diversificação dos mamíferos; 
            * Quaternário – surgimento da espécie Homo sapiens.

            A evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente. Dessa forma, a grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta pode ser explicada por meio dessa teoria.
            A evolução por meio da seleção natural, explica que indivíduos que possuem características específicas que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes. Quando tais vantagens são hereditárias, a prole poderá adquiri-la, fazendo com que, ao longo do tempo, maior número de indivíduos daquela população a possua, com consequente modificação das características globais daquela espécie. Sob esta ótica, indivíduos menos aptos tendem a desaparecer, resultando em uma população mais bem adaptada ao ambiente.
            Este fato justifica porque a evolução não deve ser vista como sinônimo de progresso, já que uma mesma característica que garante o sucesso, em um determinado momento, pode não ser tão favorável em outro momento. Quanto a isso, por exemplo, acredita-se que a anemia falciforme surgiu na África, há milhões de anos atrás. Como indivíduos com a doença falciforme eram mais resistentes à malária, por seleção natural, aqueles com suas hemácias normais tinham mais chances de não resistir à parasitose.
            A seleção natural é apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos. Seleção sexual, mutação, deriva genética, recombinação e fluxo genético são os outros, podendo agir de forma a reduzir ou aumentar a variação genética.




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vídeos sobre Evolução

Série de vídeos sobre Evolução. Ótima!

Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=ubfui-eMRuI 
Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=9dIGf1tgRVc
Vídeo 3: http://www.youtube.com/watch?v=c7lXsjivGu0 
Vídeo 4: http://www.youtube.com/watch?v=uKCa6u66jKc
Vídeo 5: http://www.youtube.com/watch?v=Xn9Fl3T-cLk
Vídeo 6: http://www.youtube.com/watch?v=Y9Maqc2i7NM


Profª Andréa Pinheiro

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Eles convivem conosco!

     Nosso corpo está em constante contato com organismos microscópicos. Muitos não nos fazem mal nem bem, alguns nos trazem benefícios e, outros, nos causam muitos problemas. É o caso de esporos de fungos que estão na atmosfera e caem sobre a nossa pele e couro cabeludo, onde chegam a multiplicar-se, provocando micoses, ou de fungos que estão no chão e podem instalar-se entre os dedos, produzindo outro tipo de micose, a frieira. Ou, ainda, de bactérias e fungos que caem sobre os alimentos e provocam sua deterioração; ou até os pequenos organismos presentes no ar que respiramos e nos causam resfriados.
    Muitos seres que estão presentes no ambiente convivem conosco em relativa harmonia. É o caso dos ácaros que vivem em nossa casa e que se alimentam de células mortas da pele, constantemente eliminadas por descamação. Esta convivência deixa de ser harmoniosa quando suas fezes e os restos de  suas mudas são aspirados e provocam reações alérgicas.
    Outros organismos microscópicos compartilham de nossa vida de forma mais íntima, habitando o interior de nosso organismo. É o caso de algumas bactérias mutualistas que vivem em nosso intestino. Ocorre aí uma parceria: elas se alimentam de nutrientes que retiramos dos alimentos e, em troca, produzem uma vitamina do complexo B de que nosso corpo necessita.
    Outros organismos, quando atingem o interior do nosso corpo, podem causar desequilíbrios. Então, ficamos doentes. São considerados patogênicos. Vírus, bactérias e outros organismos patogênicos podem invadir nosso corpo por qualquer abertura natural: boca, nariz, olhos, orelhas, vagina, uretra, ou pelas fissuras provocadas por ferimentos, cortes feitos em cirurgias ou picadas de agulhas. É por isso que os farmacêuticos passam álcool no local onde aplicam injeção. O álcool mata a maioria dos organismos presentes no local.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Morte por Asfixia

Tendo em vista o incidente que levou à morte quase 300 jovens, na cidade de Santa Maria - RS, pensei ser importante publicar algo relacionado ao ocorrido. Segue um infográfico que esboça a morte por asfixia, quando causada por inalação de gases.

Fonte: G1