Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


segunda-feira, 18 de março de 2013

Tecidos Humanos

TECIDOS: As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham juntos, uma determinada função.


TECIDO EPITELIAL: As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal função revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa da pele, e internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago. O tecido epitelial também forma as glândulas – estruturas compostas de uma ou mais células que fabricam, no nosso corpo, certos tipos de substâncias como hormônios, sucos digestivos, lágrima e suor. 
TECIDO CONJUNTIVO: As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo. Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem características próprias. Por essa razão, ele é subdividido em outros tipos de tecidos. São eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo. 
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO: O tecido adiposo é formado por adipócitos, isto é, células que armazenam gordura. Esse tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panículo adiposo, e também está disposto em volta de alguns órgãos. As funções desse tecido são: fornecer energia para o corpo; atuar como isolante térmico, diminuindo a perda de calor do corpo para o ambiente; oferecer proteção contra choques mecânicos (pancadas, por exemplo). 
TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO: Tecido cartilaginoso forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traqueia e está presente nas articulações da maioria dos ossos. É um tecido resistente, mas flexível. O esqueleto humano é uma estrutura articulada, formada por 206 ossos. Apesar de os ossos serem rígidos, o esqueleto é flexível, permitindo amplos movimentos ao corpo graças a ação muscular. 
TECIDO CONJUNTIVO ÓSSEO: O tecido ósseo forma os ossos. A sua rigidez (dureza) deve-se à impregnação de sais de cálcio na substância intercelular. 

TECIDO CONJUNTIVO SANGUÍNEO: O tecido sanguíneo constitui o sangue, tecido líquido. É formado por diferentes tipos de células como:


  • os glóbulos vermelhos ou hemácias, que transportam oxigênio;
  • os glóbulos brancos ou leucócitos, que atuam na defesa do corpo contra microrganismos invasores;
  • fragmentos (pedaços) de células, como é o caso das plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.
A substância intercelular do tecido sanguíneo é o plasma, constituído principalmente por água, responsável pelo transporte de nutrientes e de outras substâncias para todas as células. 
TECIDO MUSCULAR: As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas células têm o formato alongado e promovem a contração muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo. O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular lisotecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíacoO tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos. O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo. 
TECIDO NERVOSO: As células do tecido nervoso são denominadas neurônios, que são capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervosoOs neurônios têm forma estrelada e são células especializadas. Além deles, o tecido nervoso também apresenta outros tipos de células, como as células da glia, cuja função é nutrir, sustentar e proteger os neurônios. O tecido é encontrado nos órgãos do sistema nervoso como o cérebro e a medula espinhal.




domingo, 10 de março de 2013

Esponjas: São Animais ou Vegetais?

As esponjas são animais aquáticos e sésseis. A grande maioria vive no mar, aderida às rochas ou a qualquer objeto submerso. Existem entre 5 e 10 mil espécies, com grande variedade de cores e formas. Seu tamanho oscila de poucos milímetros até 2 metros de altura. O corpo, em formato de saco aberto na parte superior, é totalmente perfurado por poros que ligam o meio exterior ao interior do corpo. Por essa razão, esse grupo de animais recebe o nome de poríferos. A água entra pelos poros da parede do corpo e depois é expulsa pela abertura superior (ósculo). O trânsito contínuo de água facilita a alimentação, a respiração e a eliminação de excretas e resíduos da digestão para o meio externo.

Referência: http://www.klick.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-865-,00.html 

sábado, 9 de março de 2013

Proteínas

Proteínas são polímeros de aminoácidos. O que diferencia uma proteína da outra é a sequência de aminoácidos. E essa sequência é determinada pelos genes de cada ser vivo. Ou seja, o DNA é que comanda a síntese de proteínas. Essas substâncias exercem diversas funções no organismo. De acordo com a função desempenhada, as proteínas são classificadas como:

* Transportadoras: proteínas da membrana plasmática que auxiliam no transporte de moléculas de dentro para fora da célula. A hemoglobina é uma proteína que carrega genes respiratórios no sangue;

* Catalizadoras: são as enzimas, proteínas que facilitam e aceleram as reações químicas específicas dentro das células;

* Anticorpos: são proteínas que têm a função de defender o organismo;

* Reguladoras: alguns hormônios são proteínas. São proteínas que emitem ordens a diferentes partes do organismo, como a insulina;

* Estruturais: são proteínas responsáveis pela estrutura dos tecidos, como o colágeno e a elastina da pele e a queratina dos cabelos e das unhas;

* Contráteis: são proteínas responsáveis pela contração de fibras musculares como a actina e a miosina.