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domingo, 29 de junho de 2014

VALORES HUMANOS E VIDA FINANCEIRA - Conteúdo para 6º ano E.F.

A sociedade atual tem produzido indivíduos que não possuem apreço e respeito à vida. A violência não tem como autores somente criminosos de classes excluídas, existem pessoas de camadas sociais elevadas que promovem deploráveis atos dessa natureza. Vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, entres outras; destacando que as pessoas são diferentes, mas que cada uma possui sua identidade e carrega consigo uma história de vida. Outro tema a ser abordado é a equidade, termo que está vinculado à igualdade e justiça entre todas as camadas sociais, até porque grande parte das constituições dos países espalhados pelo mundo afirma que todos são iguais perante a lei. 
Responsabilidade social, destacando que toda pessoa tem seu dever na sociedade, e que pode contribuir com a melhoria da mesma por meio de atitudes construtivas, tais como preservação do patrimônio público e privado, trabalho voluntário, etc. Outro valor humano que deve ser constantemente abordado é a solidariedade, esse é um ato que demonstra amor fraternal àqueles que necessitam, é feito sem esperar nada em troca. Seu objetivo é conseguir ajudar alguém que precisa. 
           A honestidade é outro valor humano esquecido pelas pessoas, ser honesto nos leva à retidão, e essa nos proporciona paz. 
Juntamente com todos os valores citados, podemos ainda acrescentar a ética, expressão que possui diversos significados, mas todos ligados ao modo correto de um ser humano proceder em sua vida, respeitando a si e a sociedade.
 Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e consequentemente do social.
 A vivência dos valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista da personalidade.
 Para um profissional/homem conduzir com sucesso (que é um conceito relativo à cada um) a sua vida, tem de percorrer lado a lado com os seus valores humanos, a sua escalada e a sua trajetória por este mundo.
 Entendo que os principais sejam: honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (autoestima, autocontrole, autoconfiança, auto aceitação e desapego) e amor.
 Ter as dimensões da saúde respeitadas e harmonizadas passa a ser o grande aliado dos valores humanos de cada um. Saúde mental, espiritual, emocional, físicas e financeiras equilibradas e integradas sem atropelo.
 Pense um pouco nisso, quando falar de empregabilidade, antes de sair correndo atrás de idiomas, tecnologia ou outras formas de preparo profissional. Pense em você inteiro e holístico, pense como amigo, como mentor e como cidadão. A responsabilidade de lembrar-se de você é somente sua, de ninguém mais.

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’s

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.
Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal)  é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da AIDS, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A AIDS e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da AIDS, também na amamentação.
O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Sintomas das DST’s

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são muitas e podem ser causadas por diferentes agentes. Apesar disso, elas podem ter sintomas parecidos. Veja, abaixo, os principais sintomas das doenças mais comuns.
Sintomas: Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina (branco, cinza ou amarelado), pode causar coceira, dor ao urinar e/ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região. DST prováveis: Tricomoníasegonorreia, clamídia.
Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.
DST prováveis: 
Gonorreia, clamídiatricomoníase, micoplasma, ureoplasma.
Sintomas: Presença de feridas na região genital (pode ser uma ou várias), dolorosas ou não, antecedidas ou não por bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha. DST prováveis: Sífiliscancro moleherpes genitaldonovanoselinfogranuloma venéreo.
Sintomas: Dor na parte baixa da barriga (conhecido como baixo ventre ou "pé da barriga") e durante a relação sexual. DST prováveis: Gonorreia, clamídia, infecção por outras bactérias.
Sintomas: Verrugas genitais ou “crista de galo” (uma ou várias), que são pequenas no início e podem crescer rapidamente e se parecer como uma couve-flor. DST prováveis: Infecção pelo papilomavírus humano (HPV)

DESENVOLVIMENTO FÍSICO – EMOCIONAL – MORAL – INTELECTUAL NA ADOLESCÊNCIA

A fase da adolescência inclui diversos aspectos que serão vivenciados por uma pessoa: mudanças físicas marcantes relacionadas ao amadurecimento sexual do indivíduo; estabelecimento de relações de grupo; desenvolvimento de novas responsabilidades; e construção de valores pessoais relacionados ao seu ambiente social.
A adolescência é um momento de transição que pode ser difícil e custoso porque o adulto que virá ainda "não nasceu" e a criança que existia ainda "não morreu".  A adolescência engloba a segunda década da vida, dos 11 aos 20 anos de idade. Adolescência engloba dois processos distintos, mas que se sobrepõem: a puberdade e a adolescência.  Puberdade é o nome dado à fase em que ocorrem mudanças físicas que geram o amadurecimento sexual que, consequentemente, tornam a pessoa biologicamente pronta para se reproduzir. E adolescência é o nome que se dá a todas as mudanças sociais, psíquicas e emocionais que se referem às pessoas que estão na segunda década da vida. Esta é uma fase em que a pessoa pode se tornar, às vezes, vulnerável frente à opinião dos colegas e, por isso, pode ser facilmente influenciado pelas opiniões e condutas dos mesmos.  Mas estas relações vão mudando à medida que o jovem estabelece sua própria identidade. A partir desta construção da própria identidade, os conflitos com a família tendem a diminuir. Por isso, o diálogo é fundamental, principalmente na fase que é mais difícil para todos: adolescentes, pais, e irmãos e outros familiares. Além do diálogo, o contato caloroso (a presença física e afetiva, os abraços - tão comuns na fase anterior da infância) deve ser valorizado entre os familiares.
A puberdade é o aspecto biológico da adolescência. A puberdade começa com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento dos testículos, aparecimento dos pelos pubianos) e termina quando o desenvolvimento físico está completo. Na puberdade acontece o desenvolvimento das gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, que são aqueles que nos permitem diferenciar os homens e as mulheres, tais como, formato do corpo, desenvolvimento das mamas, crescimento de pelos e timbre da voz. Os caracteres sexuais secundários masculinos são: a primeira ejaculação; o crescimento do pênis e os testículos; aparecimento de pelos na zona púbica, nas axilas, no rosto e no peito; crescimento lento e prolongado; aumento dos ombros; voz mais grave. Os caracteres sexuais secundários femininos são: desenvolvimento das glândulas mamárias; aparecimento de pelos na zona púbica e nas axilas; crescimento rápido e curto; alargamento da bacia; menstruação.

IDENTIDADE PESSOAL
Identidade pessoal se refere às impressões que uma pessoa tem dela mesma. Não se trata de questões de matéria, ou seja, apenas da corporeidade. Identidade tem mais a ver com aquilo que a pessoa pensa que é, ou aquilo com que se identifica. A identidade afeta o modo como as pessoas se sentem e como se comportam em situações desafiadoras. Identidade pessoal tem muito a ver com autoestima também.      
        Quando uma pessoa se vê muito diferente do que as outras pessoas a veem ou quando não está em harmonia com as pessoas à sua volta podem experimentar um sentimento de "batalha" para se tornar apreciado pelos outros.  O que idealizamos e nossa identidade pessoal têm muito a ver como o meio social e com as identidades sociais que acessamos. A construção da identidade pessoal se dá na relação de um indivíduo com outros indivíduos, em um contexto social. E existem também as identidades sociais.