Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


domingo, 21 de agosto de 2011

Manifesto por Uma Educação de Verdade - por Eliane Steuck

Por Eliane Renata Steuck
Mãe e Educadora

Filhos adolescentes são sinônimo de noites mal dormidas, de constantes dores de cabeça, de decepções e desesperos. Neles podemos ver um pouco de nós mesmos, é onde projetamos nosso sonhos e realizações, como amamos estas criaturas. Não perdemos o sono pelo dia presente, mas pelo seu futuro. Queremos que se encaixem entre os melhores, não importa o caminho que sigam. Para isso, buscamos a melhor formação, incentivamos a companhia de bons amigos, oferecemos exemplos, compartilhamos nossos valores.
            Como muitos pais, procurei uma escola em que minha filha pudesse vivenciar tudo o que considero importante, que na minha ausência de mãe trabalhadora, orientasse e contribuísse para fortalecer a educação que ofereci desde criança.
            Escolhi o Instituto Federal Catarinense, o conhecido Colégio Agrícola de Camboriú - CAC. Não pensei em segunda opção, com a vida aprendi que esta história de segunda opção é uma desculpa pelo medo de falhar.
            Aprovada, foi cursar o curso Técnico em Agropecuária: Disciplinas do técnico de manhã e do ensino médio à tarde. Estranhou bastante o ritmo no início, claro! (Acostumada a ficar na internet a tarde toda – e era isto que eu não queria) Mas se adaptou à rotina.
            Desta rotina fazia parte, inclusive, cuidar do seu espaço, mantê-lo limpo, organizado. Coisa que todo o adolescente tem que fazer em casa. E que acredito ser adequado uma vez que a escola oferece armários, chuveiros, alimentação, além, é claro de educação de alta qualidade.
            Surpresa foi saber que alguns pais se manifestaram contra esta atividade, considerada “trabalho escravo”!? Procurei definições para o termo e em nenhuma a descrição do que os alunos do IFC faziam se encaixava, principalmente pelo fato de que, no momento da matrícula, os pais foram orientados quanto à rotina da escola e aceitaram os termos.
            Como mãe não posso deixar de manifestar contrariedade quanto ao pensamento destes pais.
Desde a década de 60 o CAC forma profissionais competentes para atuação no mercado de trabalho, forma cidadãos honestos, responsáveis e de condição intelectual invejável. Qualidades que considero indispensáveis e que estão cada vez mais difíceis de encontrar.
Com certeza, não realizar mais atividades como limpar os banheiros do alojamento (que os próprios alunos utilizam à vontade) não diminuirá sua condição intelectual, ou os fará menos capazes de seguir uma carreira de sucesso. Mas imagino com serão as gavetas de seus escritórios, os arquivos de documentos de seus clientes, os panos de prato de suas casas...
Podemos continuar formando adolescentes que não recolhem sua roupa suja do chão do banheiro, não levam o copo do achocolatado de volta para a cozinha, que “postam” comentários no lugar de conversar. Adolescentes que bebem em excesso por não ter razão para ficar sóbrio, que sempre recebem pronto para não lidar com a frustração de errar ou não conseguir.
Para estes posso sugerir que façam sua formação em Agropecuária na fazendinha do Orkut ou no jogo de jardim do Facebook.
Realmente, são os pais que estragam os filhos...

Pesquisa indica que ansiedade na adolescência tem relação com os pais

Uma pesquisa feita com adolescentes estudou a maneira com que eles se relacionam com os pais. O resultado foi surpreendente.

Clique no link do Programa Globo Repórter, exibido na última sexta-feira (19 de agosto de 2011).
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/08/pesquisa-indica-que-ansiedade-na-adolescencia-tem-relacao-com-os-pais.html

Recomendo !!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aula Prática de Física - TERMOLOGIA

CENTRO EDUCACIONAL ASTER
PROFESSORA: ANDRÉA PINHEIRO
DISCIPLINA: FÍSICA – 9º ANO
AULA PRÁTICA – TERMOMETRIA
DATA: 10 DE AGOSTO DE 2011
Executar as seguintes ações e descrever o que foi observado, justificando suas respostas:
1)     Aquecer chave e tentar encaixar no cadeado;
2)     Pedaço de borracha escolar;
3)     Plástico mole;
4)     E. V. A.;
5)     Papel;
6)     Placa de vidro;
7)     Madeira;
8)     Prego de alumínio;
9)     Equilíbrio Térmico: mistura de água em várias temperaturas; Colocar 50 ou 100 mL de água em béqueres; manter a chama na mesma intensidade e, um a um, deixar os béqueres em repouso sobre a chama, por tempos diferenciados: 1 minuto, 3 minutos  Verificar as temperaturas após cada intervalo de tempo e observar: temperatura verificada a cada intervalo e se houve modificações na estrutura da substância.
10)  Definir:
a.     Combustão/queima:__________
b.     Dilatação superficial:__________
c.      Dilatação linear:__________
d.     Influência da temperatura nas mudanças de estados físicos: __________
11)  RELATÓRIO: Data de Entrega: 17/08 (quarta-feira); individual; manuscrito ou impresso; elaborado de acordo com a metodologia (capa, introdução, materiais, desenvolvimento, conclusões, anexos).

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Enigma

ENIGMA :
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AULA DE FÍSICA - REVISÃO CINEMÁTICA 1

Cinemática: parte da Mecânica que estuda o movimento dos corpos, sem preocupar-se com suas causas;
Movimento: a posição inicial varia, no decorrer do tempo, em relação a um referencial;
Repouso: quando, em relação a um referencial, a posição permanece a mesma, no decorrer do tempo;
 
Trajetória: linha que passa pelas sucessivas posições ocupadas por um móvel. Depende do referencial adotado.
Trajetória Positiva: quando for orientada para a direita;
Trajetória Negativa: quando for orientada para a esquerda.
Pode ser representada por linhas retas ou curvas.
 
Espaço / Distância: localiza o móvel numa trajetória, em determinado instante; determina distância do móvel com relação a sua origem, acompanhada de um sinal que indica se esse móvel está do lado positivo ou negativo; não indica para onde o móvel vai e quanto ele andou;
Deslocamento Escalar: é a diferença entre o espaço final (chegada) e o inicial (partida);
 
Velocidade Escalar Média: é a razão entre o deslocamento escalar e o valor correspondente ao intervalo de tempo gasto; o intervalo de tempo será sempre positivo, pois não é possível voltar no tempo;
Velocidade Nula: não significa que o móvel permaneceu em repouso, pois ele pode ter retornado ao ponto de partida em cima da mesma trajetória efetuada durante a ida;
 
Unidades de Velocidade:
Km/h ou m/s;
Transformação / Conversão de Unidades:
1 Km = 1000 m =    1   m/s
    h       3600 s       3,6
De m/s para Km/h →  multiplica por 3,6
De Km/h para m/s → divide por 3,6