Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DOS DECOMPOSITORES:


Os decompositores são fundamentais para os ecossistemas porque é por meio da ação desses seres que os sais e o carbono, presentes nos corpos dos seres vivos, voltam ao ambiente, sob a forma de gás carbônico e sais minerais, podendo ser utilizados novamente pelos seres vivos.
Quando você observa alguma fruta ou algum alimento apodrecido, está ocorrendo ali a decomposição, que é a ação de bactérias e fungos, que é a transformação, aos poucos, dos restos de animais e vegetais em substâncias simples, como o gás carbônico e os sais minerais

IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES DOS DECOMPOSITORES:

Enquanto decompõem frutos, restos animais, entre outros elementos, os decompositores aproveitam parte deles como alimento, sendo sua fonte de sobrevivência. A parte que não é aproveitada pelos microrganismos, vai para o solo e serve de adubo para vegetais, fertilizando  o solo.
Os decompositores garantem aos vegetais um estoque de nutrientes, dando suporte às cadeias alimentares, das quais depende o ser humano.

NOVOS TERMOS:

v  Bolores: são formas de vida que se desenvolvem sobre restos de seres vivos, apresentando-se como manchas que, quando vistas bem de perto, têm aparência aveludada, como pelinhos, ou aparência de pó. Também conhecido como mofo.
v  Fungos: grupo de seres vivos que inclui os bolores e os cogumelos. Não são considerados nem animais ou vegetais.
v  Bactérias: grupo de seres vivos microscópicos com muitas espécies diferentes, encontradas em ambientes variados. Algumas provocam doenças, outras não, sendo que várias delas alimentam-se de seres vivos. Como os fungos, não são consideradas animais ou vegetais.
v  Ser vivo decompositor: ser que se alimenta de restos de organismos vivos (cadáveres, partes mortas, fezes). Os decompositores liberam nutrientes no solo, os quais são muito importantes para o crescimento dos vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.