Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Eles convivem conosco!

     Nosso corpo está em constante contato com organismos microscópicos. Muitos não nos fazem mal nem bem, alguns nos trazem benefícios e, outros, nos causam muitos problemas. É o caso de esporos de fungos que estão na atmosfera e caem sobre a nossa pele e couro cabeludo, onde chegam a multiplicar-se, provocando micoses, ou de fungos que estão no chão e podem instalar-se entre os dedos, produzindo outro tipo de micose, a frieira. Ou, ainda, de bactérias e fungos que caem sobre os alimentos e provocam sua deterioração; ou até os pequenos organismos presentes no ar que respiramos e nos causam resfriados.
    Muitos seres que estão presentes no ambiente convivem conosco em relativa harmonia. É o caso dos ácaros que vivem em nossa casa e que se alimentam de células mortas da pele, constantemente eliminadas por descamação. Esta convivência deixa de ser harmoniosa quando suas fezes e os restos de  suas mudas são aspirados e provocam reações alérgicas.
    Outros organismos microscópicos compartilham de nossa vida de forma mais íntima, habitando o interior de nosso organismo. É o caso de algumas bactérias mutualistas que vivem em nosso intestino. Ocorre aí uma parceria: elas se alimentam de nutrientes que retiramos dos alimentos e, em troca, produzem uma vitamina do complexo B de que nosso corpo necessita.
    Outros organismos, quando atingem o interior do nosso corpo, podem causar desequilíbrios. Então, ficamos doentes. São considerados patogênicos. Vírus, bactérias e outros organismos patogênicos podem invadir nosso corpo por qualquer abertura natural: boca, nariz, olhos, orelhas, vagina, uretra, ou pelas fissuras provocadas por ferimentos, cortes feitos em cirurgias ou picadas de agulhas. É por isso que os farmacêuticos passam álcool no local onde aplicam injeção. O álcool mata a maioria dos organismos presentes no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.