Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


domingo, 29 de junho de 2014

DESENVOLVIMENTO FÍSICO – EMOCIONAL – MORAL – INTELECTUAL NA ADOLESCÊNCIA

A fase da adolescência inclui diversos aspectos que serão vivenciados por uma pessoa: mudanças físicas marcantes relacionadas ao amadurecimento sexual do indivíduo; estabelecimento de relações de grupo; desenvolvimento de novas responsabilidades; e construção de valores pessoais relacionados ao seu ambiente social.
A adolescência é um momento de transição que pode ser difícil e custoso porque o adulto que virá ainda "não nasceu" e a criança que existia ainda "não morreu".  A adolescência engloba a segunda década da vida, dos 11 aos 20 anos de idade. Adolescência engloba dois processos distintos, mas que se sobrepõem: a puberdade e a adolescência.  Puberdade é o nome dado à fase em que ocorrem mudanças físicas que geram o amadurecimento sexual que, consequentemente, tornam a pessoa biologicamente pronta para se reproduzir. E adolescência é o nome que se dá a todas as mudanças sociais, psíquicas e emocionais que se referem às pessoas que estão na segunda década da vida. Esta é uma fase em que a pessoa pode se tornar, às vezes, vulnerável frente à opinião dos colegas e, por isso, pode ser facilmente influenciado pelas opiniões e condutas dos mesmos.  Mas estas relações vão mudando à medida que o jovem estabelece sua própria identidade. A partir desta construção da própria identidade, os conflitos com a família tendem a diminuir. Por isso, o diálogo é fundamental, principalmente na fase que é mais difícil para todos: adolescentes, pais, e irmãos e outros familiares. Além do diálogo, o contato caloroso (a presença física e afetiva, os abraços - tão comuns na fase anterior da infância) deve ser valorizado entre os familiares.
A puberdade é o aspecto biológico da adolescência. A puberdade começa com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento dos testículos, aparecimento dos pelos pubianos) e termina quando o desenvolvimento físico está completo. Na puberdade acontece o desenvolvimento das gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, que são aqueles que nos permitem diferenciar os homens e as mulheres, tais como, formato do corpo, desenvolvimento das mamas, crescimento de pelos e timbre da voz. Os caracteres sexuais secundários masculinos são: a primeira ejaculação; o crescimento do pênis e os testículos; aparecimento de pelos na zona púbica, nas axilas, no rosto e no peito; crescimento lento e prolongado; aumento dos ombros; voz mais grave. Os caracteres sexuais secundários femininos são: desenvolvimento das glândulas mamárias; aparecimento de pelos na zona púbica e nas axilas; crescimento rápido e curto; alargamento da bacia; menstruação.

IDENTIDADE PESSOAL
Identidade pessoal se refere às impressões que uma pessoa tem dela mesma. Não se trata de questões de matéria, ou seja, apenas da corporeidade. Identidade tem mais a ver com aquilo que a pessoa pensa que é, ou aquilo com que se identifica. A identidade afeta o modo como as pessoas se sentem e como se comportam em situações desafiadoras. Identidade pessoal tem muito a ver com autoestima também.      
        Quando uma pessoa se vê muito diferente do que as outras pessoas a veem ou quando não está em harmonia com as pessoas à sua volta podem experimentar um sentimento de "batalha" para se tornar apreciado pelos outros.  O que idealizamos e nossa identidade pessoal têm muito a ver como o meio social e com as identidades sociais que acessamos. A construção da identidade pessoal se dá na relação de um indivíduo com outros indivíduos, em um contexto social. E existem também as identidades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.