Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

MINIMALISMO


Minimalismo é a nova palavra da moda, principalmente entre pessoas que já se cansaram do consumismo desenfreado e agora estão prestando um pouco mais de atenção em coisas que o dinheiro não pode comprar, como a satisfação com a vida e a felicidade. Mas, ser minimalista, não significa viver em um apartamento pequeno com poucos móveis modernos e brancos e não ter televisão. Também não significa vender todas as roupas, o carro, pedir demissão do emprego, ir morar em alguma cidade com nome exótico no Sudeste Asiático e ter apenas uma mala.
Minimalismo é muito mais do que um estilo de vida. É uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos em favor de se concentrar no que é importante para encontrar a felicidade, realização pessoal e, principalmente, liberdade.
Quando identificamos o que não é necessário, começamos a tomar decisões mais conscientes e isso acaba nos libertando de medos, preocupações, angústias, culpa e das armadilhas do consumo que acabamos construindo em nossas vidas e que nos fazem sentir que estamos presos aos nossos empregos ou a determinados círculos sociais.
Para ser minimalista não existe regra. Não existem 10 passos que farão você se livrar de tudo o que é desnecessário da sua vida. Até porque, cabe a cada um saber o que é importante para si mesmo. Esta mudança está diretamente ligada ao que cada um entende como felicidade.
Por isso, não está errado querer ter um carro confortável, roupas bacanas ou uma bela casa se essas coisas são importantes para você e fazem a sua vida feliz. O problema está no significado real que essas coisas têm nas nossas vidas e no sacrifício que as vezes fazemos para possuí-las sem perceber o quanto elas arruínam nosso bem-estar, nossos relacionamentos e até mesmo nossa saúde.
1. Organize a sua casa: Observe bem tudo o que tem em casa. Precisa de toda essa mobília, de vários serviços de louça, de tantos livros que nunca mais vai ler e de armários cheios de roupas que já não lhe servem? Organize! Livre-se do que não lhe faz falta. Liberte-se do apego que pode sentir a certas coisas e avalie, de forma racional, se essas coisas são assim tão importantes. Pode vendê-las na internet em sites de compra e venda de produtos usados ou doá-las a instituições de caridade. Ao livrar-se do excesso que tem em casa, poupa dinheiro na manutenção dessas coisas e perde menos tempo com limpezas e arrumações.
2. Pense antes de comprar: Não faça compras por impulso. Pense bem antes de comprar seja o que for. Precisa mesmo dessa coisa? Não haverá outra forma de obtê-la, pedindo emprestado, alugando, comprando em segunda mão ou substituindo por outra? Se estiver mesmo decidido a fazer a compra, espere pelo menos 15 dias – após esse tempo, é possível que já se tenha esquecido do que queria. O mesmo aplica-se nas compras de supermercado. Faça uma lista de compras e compre apenas o que está na lista. Vá de barriga cheia fazer as compras – está provado que comprador com fome acaba por comprar coisas de que não precisa.

3. Tenha comportamentos mais verdes: Adquira hábitos “verdes”. Por exemplo, ande mais a pé; avalie bem a necessidade do carro em deslocações curtas. Troque os guardanapos de papel por guardanapos de pano. Aproveite a água que sobra nos copos ou a água fria do chuveiro para regar as plantas ou para a limpeza sanitária. Faça adesão às faturas eletrônicas. Leia jornais e revistas online. Substitua as lâmpadas de sua casa por lâmpadas de baixo consumo ou LED’s. Seque a roupa ao ar livre, evitando secadoras. Aproveite todas as potencialidades das bibliotecas públicas. Pesquise atividades culturais e desportivas gratuitas na sua localidade. Estes comportamentos verdes, além de lhe simplificarem a vida, permitem poupanças ao fim do mês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.