Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

GRUPOS SANGUÍNEOS

Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue, em relação ao Sistema ABO: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O. Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos.
Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e o aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas proteínas nas hemácias, o sangue é classificado assim:

Ë Grupo A: possui somente o aglutinogênio A;
Ë Grupo B: possui somente o aglutinogênio B;
Ë Grupo AB: possui aglutinogênios A e B;
Ë Grupo O: não possui aglutinogênios.

No plasma sanguíneo humano podem existir duas outras proteínas, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A e aglutinina anti-B.
Se uma pessoa possui aglutinogênio A, não pode ter aglutinina anti-A; da mesma maneira, se possui aglutinogênio B, não pode ter aglutinina anti-B. Caso contrário, ocorrem reações que provocam a aglutinação ou o agrupamento de hemácias, o que pode entupir vasos sanguíneos e comprometer a circulação do sangue no organismo. Esse processo pode levar a pessoa à morte.


grupo sanguíneo
aglutinogênio
aglutinina
A
A
Anti-B
B
B
Anti-A
AB
A e B
Não possui
O
Não possui
Anti-A e anti-B


A existência de uma substância denominada fator Rh no sangue é outro critério de classificação sanguínea. Quem possui essa substância é chamado Rh positivo, quem não a possui é Rh negativo.
A transfusão de sangue consiste em transferir o sangue de uma pessoa doadora para outra receptora. Geralmente é realizada quando alguém perde muito sangue num acidente, numa cirurgia ou devido a certas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.