Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


domingo, 21 de abril de 2013

Normas para Elaboração de Relatório



Normas Gerais de Elaboração do Relatório:
       
O  relatório deverá ser apresentado em folhas do tipo almaço (quando manuscrito) ou papel formato A4 (quando digitado e impresso). Para os textos digitados, seguir as recomendações:

INSTRUÇÕES GERAIS
Tamanho de letra: 12 (exceto Referências: Tamanho 10 – Arial ou Times)
Espaço entrelinhas: 1,5cm
Distâncias das Margens:
        Acima e Abaixo: 3 cm;
        Laterais direita e esquerda: 2,5 cm
Tipo de letra: Arial ou Times
Títulos:
  • CAIXA ALTA (TUDO MAIÚSCULO)
  • Negrito, tamanho 14
  • Numerados, em ordem crescente, a partir da introdução.
Ex:
1 INTRODUÇÃO
Início de parágrafo: é marcado por espaço de 2 cm.
Numeração de páginas
‑ A capa não é numerada e nem contada.
‑ A folha de rosto é a página 1, mas não aparece número.
‑ O sumário é a página 2, mas não aparece número.
‑ A introdução, consequentemente, é a página 3. Aparece o número e, a partir dela, todas as páginas serão numeradas até o final, no canto superior direito da folha (observe o modelo que acompanha estas instruções).
‑ Entre o título e o texto é deixado um espaço de 1,5(um ENTER).

Este modelo estará disponível no site do Colégio Energia, no Unimestre, na parte de material de apoio, devendo ser copiado para um arquivo dentro do seu computador, facilitando o seu trabalho.


SEGUE, A PARTIR DA CAPA DO RELATÓRIO:




NOME DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO








TÍTULO DO RELATÓRIO


NOME DO ALUNO



Relatório referente à Aula Prática realizada no___/___/______, Disciplina de Ciências, ministrada pela professora Andréa de Oliveira Pinheiro.








CIDADE (ESTADO), ___ DE ________ DE ____.


  1. OBJETIVOS

Aqui você, a partir do Título da Aula Prática, descreve os motivos da realização da Aula. Escreva no mínimo 5 linhas.

  1. INTRODUÇÃO

                Neste capítulo mencionam-se informações sobre o assunto de que tratou a Aula Prática (Exemplo: Doenças do Sistema Digestório), descrevendo o que são informações a nível mundial e de nosso país, relacionando as áreas de possível interesse por parte da Ciência. Aqui, nada será concluído, somente descrevendo a definição do tema.


  1. METODOLOGIA

                Aqui, você vai descrever, passo a passo, o Material Utilizado para a execução da Aula Prática, e todos os passos que foram realizados.

  
  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

                Aqui, você vai descrever todos os acontecimentos ocorridos durante a Aula Prática, depois do início da Metodologia. Por exemplo: mudanças de coloração, mudanças de estados físicos das substâncias, liberação de gases, decomposição de material. Você pode enumerar esses acontecimentos na sequência em que ocorreram.

  1. CONCLUSÕES
                Aqui, você vai descrever todas as conclusões a que chegou após a execução e observação dos Resultados da Aula Prática. Pode enumerá-los, se desejar.

  1. ANEXOS

                Aqui, você vai incluir tabelas, gráficos, figuras, fotos e/ou esquemas que possam auxiliar no entendimento dos Resultados e Conclusões da Aula Prática. Os Gráficos e Tabelas podem ser de sua autoria.

  1. REFERÊNCIAS

SOBRENOME DO AUTOR, Letra inicial do nome. Nome da obra. 1.ed. Cidade: Editora, ano. Páginas que consultou.

Todas as obras utilizadas para a elaboração do trabalho devem ser citadas ao longo do texto, no local ao qual fazem referência, sendo numeradas em ordem crescente e listadas no item Referências.
Exemplo:
            “ ...As resinas termofixas são compostos cujas cadeias poliméricas são unidas quimicamente via reações denominadas de reticulação ou de cura (1). Dentre as várias resinas termofixas, as resinas de poliéster insaturado e as éster vinílicas são as mais utilizadas (2). A resina éster vinílica é considerada superior, em relação as suas propriedades de tenacidade, em comparação a resina de poliéster insaturado (3)....”
         Estas referências podem ser livros-texto, periódicos (revistas e jornais científicos) e documentos obtidos na Internet (a pesquisa bibliográfica para a confecção dos relatórios não deverá estar limitada exclusivamente a internet).  Existem algumas normas para as citações bibliográficas, sendo sugerida a norma adotada pelo periódico nacional QUÍMICA NOVA e publicado pela Sociedade Brasileira de Química. A seguir, exemplo de como citar as referências bibliográficas.

7.1. Livros-texto: Nome dos Autores, Título do Livro (em itálico), Edição, Editora, Cidade, Ano.
Exemplo:
            (1) Atkins, P.; Jones, L.; Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, 2a  ed., Bookman Editora S.A : Porto Alegre, 2001.

7.2.    Artigo Científico (Revistas): Nome dos Autores, Título do Artigo (este item não é solicitado pela Química Nova, porém, em relatórios é importante), Nome da Revista (em itálico e abreviado como definido no Chemical Abstracts Service Source Index), ano de publicação, volume, página inicial.
Exemplo:
        (2) Silva, F.M.; Lacerda, P.S.B.; Jones Júnior, J.; Desenvolvimento sustentável e química verde. Quim. Nova 2005, 28, 103.

7.3) Páginas da Internet: endereço e data de acesso.
Exemplo:
  (3) http://www.sbq.org.br/jbcs, acessada em Janeiro 2005.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.