Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Aplicação do Orçamento


1) Fazer um diagnóstico financeiro: Todos os gastos devem ser anotados minuciosamente para que a família possa saber quanto entra de renda e para onde está indo dinheiro. Reinaldo Domingos sugere que durante um mês toda e qualquer despesa deva ser anotada minuciosamente para fazer esse diagnóstico real, a pessoa/família pode escolher a maneira que for melhor, seja uma planilha, um caderno ou até mesmo aplicativos no computador ou celular. 

2) Reduzir os gastos desnecessários: Logo após a análise do orçamento doméstico quase sempre a família percebe que é possível reduzir de 20% a 30% dos gastos. Trocar de plano de celular ou de pacote de TV a cabo são alguns dos exemplos. Num primeiro momento, o cafezinho de todo dia ou a pizza da semana podem parecer inofensivos, mas são nos pequenos gastos que cometemos que estão os excessos: o banho demorado, a luz do abajur, a taxa de conveniência na hora de adquirir ingresso pelo telefone.

3) Fazer um projeto de vida de curto, médio e longo prazos: Trocar de carro, fazer uma viagem, comprar a casa própria, planejar a aposentadoria. Faça as contas de quanto vai custar cada um desses projetos e quanto tempo irão demorar a realizar cada um deles. Assim que realizar um destes sonhos, deve-se substituí-lo por outro objetivo. E, muito importante, não use todo o dinheiro poupado para satisfazer desejos imediatos, que impedem a realização dos objetivos maiores.

4) Poupar para realizar os sonhos: A decisão de onde aplicar o dinheiro vai depender do prazo de cada objetivo. Uma Caderneta de Poupança pode ser uma ótima opção, pois há bancos que oferecem juros (acréscimo/adição) de valores sobre o valor que você havia depositado. Mas, se a retirada de dinheiro ocorrer antes da data que o banco determinou você perde essa adição, retirando apenas o valor que tinha depositado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.