Valores são expressões da verdade de cada pessoa. São as referências que cada um de nós apresenta na vivência de todos os dias: respeito, amizade, liberdade, justiça, verdade, solidariedade, paz, honestidade, caráter, amor, lealdade, diálogo. Dessa forma, torna-se necessário tocar o coração para que as pessoas sejam mobilizadas e motivadas às mudanças.
A religião (fé, crença) não pode ser desconsiderada quando se está na busca da construção de um mundo mais humano (e humanizado). Os valores dão sentido à vida, pois não são realidades materiais nem particulares, animando e dando sentido à vida e a tudo de que se compõe a existência humana.
Atualmente, passamos 11 (onze) anos em salas de aula, sendo 8 deles no Ensino Fundamental e 3 no Ensino Médio e, durante este percurso, precisamos de afeto, respeito, amizade, lealdade, solidariedade, entre outros valores. Diante de tantas mudanças e incertezas mundiais, a humanidade passou a experimentar uma sensação de que tudo era relativo. Teorias políticas e diversos temas mundiais entraram em conflito. Crenças religiosas se multiplicaram, tentando dar diversas explicações às questões religiosas. Por fim, a conquista tecnológica diminuiu a distância entre o real e o imaginário.
O conjunto de valores e normas também foi atingido por estas mudanças, causando enormes estragos na convivência humana, desestruturando, entre outras instituições, a família e a escola. Família e escola são as mais afetadas e é dentro delas que se decide, com maior intensidade, a educação moral das pessoas. Portanto, torna-se mais do que se necessário o esforço mútuo entre pais e educadores, para que os valores humanos sejam ensinados, desenvolvidos e garantidos dentro de um ambiente em que predomine o amor, acima de qualquer outro valor ou sentimento. Andréa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.