Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


sábado, 25 de dezembro de 2010

Minha visão sobre Valores

Valores são expressões da verdade de cada pessoa. São as referências que cada um de nós apresenta na vivência de todos os dias: respeito, amizade, liberdade, justiça, verdade, solidariedade, paz, honestidade, caráter, amor, lealdade, diálogo. Dessa forma, torna-se necessário tocar o coração para que as pessoas sejam mobilizadas e motivadas às mudanças.
A religião (fé, crença) não pode ser desconsiderada quando se está na busca da construção de um mundo mais humano (e humanizado). Os valores dão sentido à vida, pois não são realidades materiais nem particulares, animando e dando sentido à vida e a tudo de que se compõe a existência humana.
Atualmente, passamos 11 (onze) anos em salas de aula, sendo 8 deles no Ensino Fundamental e 3 no Ensino Médio e, durante este percurso, precisamos de afeto, respeito, amizade, lealdade, solidariedade, entre outros valores. Diante de tantas mudanças e incertezas mundiais, a humanidade passou a experimentar uma sensação de que tudo era relativo. Teorias políticas e diversos temas mundiais entraram em conflito. Crenças religiosas se multiplicaram, tentando dar diversas explicações às questões religiosas. Por fim, a conquista tecnológica diminuiu a distância entre o real e o imaginário.
O conjunto de valores e normas também foi atingido por estas mudanças, causando enormes estragos na convivência humana, desestruturando, entre outras instituições, a família e a escola. Família e escola são as mais afetadas e é dentro delas que se decide, com maior intensidade, a educação moral das pessoas. Portanto, torna-se mais do que se necessário o esforço mútuo entre pais e educadores, para que os valores humanos sejam ensinados, desenvolvidos e garantidos dentro de um ambiente em que predomine o amor, acima de qualquer outro valor ou sentimento. Andréa.

                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.