Atualmente, uma sala de aula motivada pode ser sinônimo de quadro/lousa digital, conexão direta com a internet e, o datashow torna-se cada vez mais necessário, independente do conteúdo a ser ministrado. As diversas formas de tecnologia digital precisam ser utilizadas como uma estratégia pedagógica adicional e não necessariamente em todas as aulas.
Mas, o principal é que professores não fechem os olhos para ferramentas que, além de cativarem os alunos, são úteis e dinâmicas, auxiliando, e muito, na absorção de conhecimentos e informações por partes dos mesmos.
Para muitos professores, devido à carga horária de trabalho, falta disponibilidade para buscar novos recursos de mídia e revertê-los para a sala de aula e respectivo conteúdo. No entanto, a motivação não pode ser abolida. Baixos salários, sobrecarga com aulas em mais de um estabelecimento, não podem ser razão para desmotivar o educador. Cada nova mídia, ao ser apresentada ao público docente, vem marcar nova etapa de conquistas, acertos e desacertos com os alunos, pois, cabe ao professor cativar seus alunos novamente, a cada nova mídia emergente.
A inovação com o uso de novas mídias pode ser excelente aliada na transmissão de conteúdos convencionais. Cada profissional vai adequá-la conforme suas necessidades e de seu público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.