Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


sábado, 12 de fevereiro de 2011

ACNE

Com maior ou menor intensidade a acne afeta praticamente a vida de todas as pessoas. Trata-se, na verdade, da mais comum doença de pele em pessoas de 10 a 30 anos de idade. O número de casos, porém, é mais alto de 14 a 16 anos nas meninas, e de 16 a 19 anos em meninos. Uma das preocupações no tratamento da acne é lidar com a auto-estima, reduzida em decorrência das alterações que, às vezes, são bem visíveis. Diversos fatores predispõem ao aparecimento da acne:
1-    hipertrofia: aumento das glândulas sebáceas e produção de secreção sebácea alterada;
2-    acúmulo excessivo de queratina nos ductos de drenagem das glândulas sebáceas, acarretando obstrução;
3-    colonização das glândulas sebáceas por bactérias e decomposição das secreções da própria glândula, com a produção de ácidos graxos e desencadeamento de inflamação;
4-    distúrbios hormonais;
5-    predisposição genética.
Fatores externos à pele podem desencadear e agravar a acne: estresse, cansaço, poluição atmosférica, drogas, exposição ao calor excessivo, cosméticos e perfumes, época do ano, determinados tipos de tecidos, alguns alimentos.
Os cuidados de higiene devem ser valorizados, sem exagero, pois podem provocar irritação mecânica e química da pele, através do uso de escovas abrasivas e de produtos anti-sépticos. Na limpeza da pele, nada melhor que sabonete neutro. Os médicos também podem indicar o uso de Vitamina A ou precursores como o ácido retinóico, drogas antimicrobianas de aplicação local, antibióticos. Procure a melhor alternativa ao seu estilo de vida e ao seu bolso. Andréa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.