Entre em contato através dos e-mails:

andrea-pinheiro2013@bol.com.br ou andreapinheiro2014@gmail.com


sábado, 30 de julho de 2011

Aprendizagem Significativa e Fracasso Escolar

O fracasso escolar afeta o sujeito em sua totalidade. A criança que sofre pelo fracasso escolar, sofre, também, pela subestimação que sente ao não corresponder às expectativas de pais e professores. A identidade não é algo que se adquire de uma vez e para sempre, imutável, ela é sim produto de construções identificatórias para as quais cumpre um papel importante na forma como as pessoas nos definem.
Diversas vezes nos questionamos: ”Somos inteligentes?”. No caso de uma resposta negativa, ela costuma ser considerada como um oráculo, que não é possível questionar. E, no caso de uma resposta assertiva, supõe abuso de poder por parte do indivíduo que a profere.
Ao pesquisar a maneira como a criança pensa, Piaget chamou à atenção para o papel da interação para explicar como o conhecimento se origina e se desenvolve. Piaget acabou por aproximar-se de pesquisadores como Lev Semenovich Vygotsky e foi profundamente estudado por Alexander Romanovich Luria. Piaget reuniu vários estudos com o objetivo de compreender como se desenvolve a inteligência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário. Depois de moderado e verificado, a publicação será validada. Obrigada, Andréa.