A aprendizagem é muito mais significativa, tem
mais duração e é mais clara para o indivíduo à medida que o novo conteúdo é
incorporado às estruturas de conhecimento e adquire significado
para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se
torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporação e
atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente
ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva.
Quando o conteúdo escolar a ser aprendido não
consegue ligar-se a algo já conhecido, ocorre o que
David Ausubel (AUSUBEL, 1982) chama de aprendizagem mecânica, ou seja, quando
as novas informações são aprendidas sem interagir com conceitos relevantes
existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora fórmulas, textos e leis,
mas esquece após a avaliação.
Para haver aprendizagem significativa são
necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o indivíduo
precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o
conteúdo de uma forma mais efetiva, então a aprendizagem será mecânica. Em
segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente
significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente
significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e
o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem. Cada
aprendiz faz uma filtragem dos conteúdos que têm significado ou não para si
próprio.
MAPAS
CONCEITUAIS: UMA TÉCNICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Os mapas conceituais têm por objetivo
representar relações significativas entre conceitos na forma
de proposições. Uma proposição é constituída de dois ou mais termos conceituais
unidos por palavras
para formar uma unidade semântica (NOVAK; GOWIN, 1988).
São instrumentos que permitem descobrir as
concepções equivocadas ou interpretações não aceitas
(podem não ser errôneas) de um conceito, ilustradas por uma frase que inclui no
conceito.
Devem ser hierárquicos, quer dizer, os
conceitos mais gerais devem situar-se na parte superior, e os
conceitos mais específicos e menos inclusivos na parte inferior. Também podem
ser considerados instrumentos úteis para negociar significados, quer dizer, os alunos
sempre trazem alguma coisa deles mesmos para a negociação. Não são como uma
tábua rasa ou um recipiente vazio que o professor deve preencher.
REFERÊNCIAS:
AUSUBEL,
D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes,
1982.
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