Utilizar
a educação financeira para ampliar a consciência do consumidor para modificar
sua atuação nas diferentes etapas do consumo significa estimular a
transformação do “cidadão consumidor” em “consumidor cidadão”.
À
medida que percebe o alcance coletivo de suas decisões individuais de consumo o
consumidor consciente desperta para uma nova dimensão de cidadania: o modo como
usa seu dinheiro representa, além da satisfação de seus desejos e necessidades
pessoais, uma forma de participar no mundo, influenciando seu destino. É
percebendo e usando este poder que o consumidor consciente deixe de ser um
coadjuvante (o que reage aos acontecimentos) para tornar-se um protagonista
(aquele que age no centro dos fatos).
Vamos
utilizar as informações do Instituto Akatu para identificar maneiras
conscientes de consumir e manter a sustentabilidade (em nossa casa, município,
país, planeta).
1)
Por
que comprar?
a.
Quais
as reais motivações que levam às compras?
b.
Bem
estar pessoal, familiar e da comunidade;
c.
Desejos
estimulados pela mídia.
2)
O
que comprar?
a.
Necessidade
ou desejo?
b.
Nove
necessidades humanas básicas: Subsistência; Proteção; Afeto; Compreensão;
Participação; Recreação; Criação; Identidade; Liberdade.
3)
De
quem comprar?
a.
Origem
dos produtos adquiridos;
b.
Conduta
da empresa que fornece o produto;
c.
Impactos
que a empresa fornecedora causa na sociedade e no ambiente.
4)
Como
pagar?
a.
Poupar
para comprar;
b.
Parcelar
e pagar juros;
c.
Cartão
de crédito.
5)
Como
usar?
a.
Desperdícios;
b.
Trocas
desnecessárias (não funciona mais?);
c.
Ineficiência
no uso dos recursos e produtos.
6)
Como
descartar?
a.
Descarte
adequado (pilhas, baterias, eletroeletrônicos);
b.
Descarte
antecipado (já usou ao máximo seu produto ou serviço?)
c.
Reciclagem.
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