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terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

KPC - Superbactéria


A bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) , a“superbactéria”, foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2000, depois de ter sofrido uma mutação genética, que lhe conferiu resistência a múltiplos antibióticos (aos carbapenêmicos, especialmente) e a capacidade de tornar resistentes outras bactérias. Essa característica pode estar diretamente relacionada com o uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos.
A bactéria KPC pode ser encontrada em fezes, na água, no solo, em vegetais, cereais e frutas. A transmissão ocorre em ambiente hospitalar, através do contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.
A KPC pode causar pneumonia, infecções sanguíneas, no trato urinário, em feridas cirúrgicas, enfermidades que podem evoluir para um quadro de infecção generalizada, muitas vezes, mortal. Crianças, idosos, pessoas debilitadas, com doenças crônicas e imunidade baixa ou submetidas a longos períodos de internação hospitalar (dentro ou fora da UTI) correm risco maior de contrair esse tipo de infecção.
A resistência aos antibióticos não é um fenômeno novo nem específico da espécie Klebsiella. Felizmente, esses germes multirresistentes não conseguem propagar-se fora do ambiente hospitalar.
Sintomas
Os sintomas são os mesmos de qualquer outra infecção: febre, prostração, dores no corpo, especialmente na bexiga, quando a infecção atinge o trato urinário, e tosse nos episódios de pneumonia.
Diagnóstico
A confirmação do diagnóstico se dá por meio de um exame de laboratório que identifica a presença da bactéria em material retirado do sistema digestivo. Infelizmente, nem todos os hospitais estão suficientemente aparelhados para realizar esse exame.
Prevenção
A prevenção é fundamental no controle da infecção hospitalar. Por isso, todos os pacientes portadores da bactéria KPC, mesmo que assintomáticos, devem ser mantidos em isolamento. Lavar as mãos com bastante água e sabão e desinfetá-las com álcool em gel são medidas de extrema eficácia para evitar a propagação das bactérias. Esses recursos devem ser utilizados, tanto pelos profissionais de saúde que lidam com os doentes, como pelas visitas. Outras formas de prevenir a propagação das bactérias incluem o uso sistemático de aventais de mangas compridas, luvas e máscaras descartáveis, sempre que houver contato direto com os pacientes, a desinfecção rotineira dos equipamentos hospitalares e a esterilização dos instrumentos médico-cirúrgicos.
Tratamento
Existem poucas classes de antibióticos que se mostram efetivas para o tratamento das infecções hospitalares pela bactéria KPC. Daí, a importância dos cuidados com a prevenção.
Recomendações
Lave as mãos com frequência, especialmente antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;
* Só tome antibióticos se forem prescritos sob orientação médica;
* Saiba que a maioria das infecções respiratórias não é causada por bactérias, mas, sim, por vírus sobre os quais os antibióticos não exercem nenhum efeito;
* Mantenha as visitas afastadas dos pacientes infectados;
* Higienize as mãos com álcool gel, sempre que possível;
* Esteja atento à nova regulamentação da Anvisa sobre o uso dos antibióticos;
*Procure reduzir ao mínimo necessário as visitas e consultas nos hospitais.
http://drauziovarella.com.br/letras/k/infeccao-hospitalar/ 

domingo, 1 de fevereiro de 2015

EVOLUÇÃO DOS SERES - Segundo as Ciências Biológicas


            Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.
·         Evidências da evolução: A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. Os tópicos mais importantes desse estudo serão apresentados de forma resumida.
·         Homologia e Analogia: Por homologia entende-se semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente a uma mesma origem embriológica. As estruturas homólogas podem exercer ou não a mesma função.
O braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são estruturas homólogas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica. Nesses casos, não há similaridade funcional. Ao analisar, entretanto, a asa do morcego e a asa da ave, verifica-se que ambas têm a mesma origem embriológica e estão ainda associadas á mesma função. A homologia entre estruturas de 2 organismos diferentes sugere que eles se originaram de um grupo ancestral comum, embora não indique um grau de proximidade comum, partem várias linhas evolutivas que originaram várias espécies diferentes, fala-se em irradiação adaptava.
o   Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.
o   Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função. As asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o voo. São, portanto, estruturas análogas. As estruturas análogas não refletem por si só qualquer grau de parentesco. Elas fornecem indícios da adaptação de estruturas de diferentes organismos a uma mesma variável ecológica. Quando organismos não intimamente aparentados apresentam estruturas semelhantes exercendo a mesma função, dizemos que eles sofreram evolução convergente.
·         Ao contrário da irradiação adaptativa (caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum dando origem a vários grupos diferentes adaptados a explorar ambientes diferentes) a evolução convergente ou convergência evolutiva é caracterizada pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual, assim, as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação. Neste caso, a semelhança não é sinal de parentesco, mas resultado da adaptação desses organismos ao ambiente aquático.
·         Órgãos vestigiais: Órgãos vestigiais são aqueles que, em alguns organismos, encontram-se com tamanho reduzido e geralmente sem função, mas em outros organismos são maiores e exercem função definitiva. A importância evolutiva desses órgãos vestigiais é a indicação de uma ancestralidade comum. Um exemplo bem conhecido de órgão vestigial no homem é o apêndice vermiforme, estrutura pequena e sem função que parte do ceco (estrutura localizada no ponto onde o intestino delgado liga-se ao grosso).
Nos mamíferos roedores, o ceco é uma estrutura bem desenvolvida, na qual o alimento parcialmente digerido á armazenado e a celulose, abundante nos vegetais ingeridos, é degradada pela ação de bactérias especializadas. Em alguns desses animais o ceco é uma bolsa contínua e em outros, como o coelho, apresenta extremidade final mais estreita, denominada apêndice, que corresponde ao apêndice vermiforme humano.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS

Impostos diretos
São os impostos que os governos (federal, estadual e municipal) arrecadam sobre o patrimônio (bens) e renda (salários, aluguéis, rendimentos de aplicações financeiras) dos trabalhadores. São considerados impostos diretos, pois o governo arrecada diretamente dos cidadãos.
- IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) – incide diretamente no salário dos trabalhadores (desconto na folha de pagamento). Trabalhadores de baixa renda estão isentos (há um teto mínimo para contribuição). Para aqueles que pagam, o percentual fica entre 15% e 27%, de acordo com faixa salarial. Este imposto é arrecadado pelo governo federal.
- IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) – arrecadado anualmente pelos governos estaduais, ele deve ser pago pelos proprietários de carros, motos, caminhões e outros tipos de veículos automotores. Varia entre 1% a 3% do valor do veículo.
- IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) – arrecadado pelas prefeituras. É cobrado anualmente e incide sobre a propriedade de casas, apartamentos, terrenos e salas comerciais. Cada prefeitura tem um sistema de cobrança, onde o imposto varia de acordo com a localização e tamanho do imóvel.
                                     Impostos indiretos
São os impostos que incidem sobre os produtos e serviços que as pessoas consomem. São cobrados de produtores e comerciantes, porém acabam atingindo indiretamente os consumidores, pois estes impostos são repassados para os preços destes produtos e serviços.
- ICMC (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – arrecadado pelos governos estaduais, este imposto incide sobre a comercialização de produtos e serviços. A alíquota varia de acordo com o produto e serviço comercializado. No geral, sobre os produtos de necessidade básica incidem impostos baixos ou são isentos. Já produtos e serviços voltados para os consumidores de alta renda possuem impostos mais elevados.
- ISS (Imposto sobre Serviços) – arrecadado pelos governos municipais, incide sobre a prestação de serviços no município. Exemplos de serviços onde ocorre a incidência do ISS: educação, serviços médicos, serviços prestados por profissionais autônomos (encanadores, eletricistas, pintores, etc.), entre outros.
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) – arrecadado pelo governo federal, este imposto incide sobre a comercialização de produtos industrializados (aqueles que sofrem transformação, beneficiamento, montagem, renovação e acondicionamento).

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – APRENDER A APRENDER

A aprendizagem é muito mais significativa, tem mais duração e é mais clara para o indivíduo à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporação e atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva.
Quando o conteúdo escolar a ser aprendido não consegue ligar-se a algo já conhecido, ocorre o que David Ausubel (AUSUBEL, 1982) chama de aprendizagem mecânica, ou seja, quando as novas informações são aprendidas sem interagir com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora fórmulas, textos e leis, mas esquece após a avaliação.
Para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o indivíduo precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo de uma forma mais efetiva, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem. Cada aprendiz faz uma filtragem dos conteúdos que têm significado ou não para si próprio.

MAPAS CONCEITUAIS: UMA TÉCNICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Os mapas conceituais têm por objetivo representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições. Uma proposição é constituída de dois ou mais termos conceituais unidos por palavras para formar uma unidade semântica (NOVAK; GOWIN, 1988).
São instrumentos que permitem descobrir as concepções equivocadas ou interpretações não aceitas (podem não ser errôneas) de um conceito, ilustradas por uma frase que inclui no conceito.
Devem ser hierárquicos, quer dizer, os conceitos mais gerais devem situar-se na parte superior, e os conceitos mais específicos e menos inclusivos na parte inferior. Também podem ser considerados instrumentos úteis para negociar significados, quer dizer, os alunos sempre trazem alguma coisa deles mesmos para a negociação. Não são como uma tábua rasa ou um recipiente vazio que o professor deve preencher.

REFERÊNCIAS:

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Teoria y practica de la educación. 1988.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Consumo Consciente e Sustentável

Utilizar a educação financeira para ampliar a consciência do consumidor para modificar sua atuação nas diferentes etapas do consumo significa estimular a transformação do “cidadão consumidor” em “consumidor cidadão”.
À medida que percebe o alcance coletivo de suas decisões individuais de consumo o consumidor consciente desperta para uma nova dimensão de cidadania: o modo como usa seu dinheiro representa, além da satisfação de seus desejos e necessidades pessoais, uma forma de participar no mundo, influenciando seu destino. É percebendo e usando este poder que o consumidor consciente deixe de ser um coadjuvante (o que reage aos acontecimentos) para tornar-se um protagonista (aquele que age no centro dos fatos).
Vamos utilizar as informações do Instituto Akatu para identificar maneiras conscientes de consumir e manter a sustentabilidade (em nossa casa, município, país, planeta).

1)    Por que comprar?
a.    Quais as reais motivações que levam às compras?
b.    Bem estar pessoal, familiar e da comunidade;
c.    Desejos estimulados pela mídia.

2)    O que comprar?
a.    Necessidade ou desejo?
b.    Nove necessidades humanas básicas: Subsistência; Proteção; Afeto; Compreensão; Participação; Recreação; Criação; Identidade; Liberdade.

3)    De quem comprar?
a.    Origem dos produtos adquiridos;
b.    Conduta da empresa que fornece o produto;
c.    Impactos que a empresa fornecedora causa na sociedade e no ambiente.

4)    Como pagar?
a.    Poupar para comprar;
b.    Parcelar e pagar juros;
c.    Cartão de crédito.

5)    Como usar?
a.    Desperdícios;
b.    Trocas desnecessárias (não funciona mais?);
c.    Ineficiência no uso dos recursos e produtos.

6)    Como descartar?
a.    Descarte adequado (pilhas, baterias, eletroeletrônicos);
b.    Descarte antecipado (já usou ao máximo seu produto ou serviço?)
c.    Reciclagem.



Sobre o Plano Real

O que você compra com uma moeda de um real hoje em dia? Em 1994, ano em que o Plano Real foi implantado, durante o governo de Itamar Franco, uma nota de R$ 1 real comprava um quilo de frango. Com esse mesmo valor ainda era possível comprar cerca de oito pães do tipo francês e ainda tomar um belo cafezinho.
Fernando Henrique Cardoso foi um dos principais idealizadores do Plano, se elegeu presidente em outubro de 1994 (o primeiro de dois mandatos), dando seguimento no projeto que mudou o Brasil para melhor na economia.
O Real continua sendo símbolo da maior (e mais bem-sucedida) reforma econômica de nosso país. Para relembrar a trajetória desde a sua criação, confira abaixo 7 curiosidades sobre o Plano Real no Brasil:
1 – Lembra que falamos acima da compra de oito pães e um cafezinho com apenas um real? Pois bem, essa aquisição foi realizada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em uma padaria de Brasília em 1996, quando o Plano Real estava completando dois anos. E ainda sobraram 0,10 centavos para comprar umas balinhas depois.
2 – Após a implantação do Plano Real, a nossa moeda se igualou em valor com o dólar em um processo adotado pelo governo chamado “âncora cambial”, gerando uma explosão de turismo de brasileiros aos Estados Unidos. Em certa época, o real chegou a valer até mais do que o dólar, fazendo com que sacoleiros acostumados com o Paraguai mudassem o rumo para Miami.
3 – A inflação que fazia com que os preços dos produtos fossem remarcados semanalmente (ou até diariamente em algumas épocas) passou de cerca de 1.000% a uma taxa de um dígito apenas no ano de 1996.
4 – O iogurte, ao lado do frango, também foi um dos ícones de poder de compra do real. Com a nova moeda, o consumo desse laticínio ficou bem mais acessível aos brasileiros. Tanto que a venda cresceu 86% em quatro anos de Plano Real, segundo um balanço do Ministério da Fazenda.
5 – Novas cédulas do real foram lançadas em 2010, sendo que cada valor tem um tamanho diferente, facilitando a utilização das notas pelos deficientes visuais. Atualizações de segurança e melhorias foram lançadas também em 2012 e 2013. A nota de dez reais produzida em plástico entrou em circulação no ano 2000, trazendo Pedro Álvares Cabral, em comemoração aos 500 anos do Brasil. Ela foi retirada de circulação em 2006.
6 – Você sabe quanto era o salário mínimo em 1994, quando o Plano Real foi lançado? Era de apenas R$ 64,79! Desde então, houve um crescimento bruto de mais de 1.000% e hoje ele é de R$ 724,00. No entanto, com o desconto da inflação desse período de tempo, o aumento verdadeiro do salário foi de 146%.
7 – O povo brasileiro viu a economia mudar com o uso muito mais constante e valorizado das moedas. Na época da implantação do plano, todas as moedas eram muito parecidas, sendo distintas apenas pelas gravações e diâmetro. Com o passar dos anos, elas foram alteradas e hoje cada uma delas tem um aspecto bem diferente uma da outra. 

Consumo Colaborativo

Doar, compartilhar, alugar e trocar são os verbos do chamado consumo colaborativo. Surgido no final de 2008 nos EUA, o conceito do doe ou venda o velho para abrir espaço para o novo começou a ganhar força em tempos de crise. As americanas foram para seus guarda-roupas e acharam verdadeiras poupanças e, a partir daí, os brechós e as feiras de trocas aumentaram e diversos sites começaram a surgir para facilitar esse tipo de consumo. 
No Brasil, apesar do surgimento tardio, o movimento está ganhando cada vez mais adeptos. Os jovens, e os brasileiros se incluem aí, já nasceram conectados e querendo ganhar dinheiro sem afetar a vida de outras pessoas. Eles estão mais conscientes, têm ideais e usam as plataformas de internet para gerar mobilização e novas tendências.
Além de ser uma prática sustentável - na qual há estímulo de usar menos energia e menos matéria-prima para produzir um estoque enorme de produtos – o consumo colaborativo está em alta por algumas razões, o fator mais importante é a economia. Em vez de você pagar caro por um produto novo, pode ter acesso a algo semelhante por um valor muito menor.
O Consumo Colaborativo é uma transformação cultural. Após a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje, uma cultura de hiperconsumo tem sido promovida como uma opção possível para sociedades modernas. Isso criou a abundância que temos hoje, então em certa medida foi bom para o ser humano.  Mas o modelo atingiu seu limite, por isso estamos avançando em direção à economia onde ser inteligente para utilizar tudo o que temos à nossa volta está começando a ser percebido como algo normal, portanto é uma mudança cultural na forma como as pessoas suprem suas necessidades de produtos e serviços.
Em geral, antes havia uma única opção: comprar o novo usando a moeda oficial. Com a economia e o consumo colaborativo, existe uma variedade de opções à nossa frente, todas no mesmo “patamar”. Além disso, as pessoas estão fazendo coisas – como a Wikipedia, que os economistas consideravam  impossíveis Mas a prática demonstrou que este – o modelo compartilhado, aberto – é um modo muito mais eficiente de produzir.
Ser capaz de gerar confiança e também confiar em outras pessoas tem sido e vai ser a habilidade ainda mais necessária neste novo modelo de aquisição de produtos e serviços. A tecnologia fornece ferramentas suficientes para que isso aconteça através de interações e contatos na internet.

É o escambo da era digital, impulsionado por websites, redes sociais e aplicativos em dispositivos móveis. As possibilidades oferecidas pelas plataformas de consumo colaborativo são as mais interessantes e inusitadas. É possível participar de clubes de aluguel de bolsas de grife, compartilhar táxis e caronas, trocar livros, DVD’s e jogos, pedir emprestado uma furadeira ou liquidificador e até se hospedar de graça na casa de gente do mundo todo!

FORMAS SOCIETÁRIAS:



Associações/Condomínios e Sindicatos - Adequadas para prestarem serviços a grande número de pessoas que se conhecem e que possuem facilidade para se reunir. Voltadas para atividades civis, motivo pelo qual têm sua contabilidade simplificada. Os sindicatos necessariamente devem possuir uma base de sócios que lhes dês representatividade de dentro de sua instância de negociação, uma empresa, um ramo negocial. Quanto aos condomínios, a leitura de sua legislação dá a impressão de que só é adequado a um pequeno número de pessoas, isto se levando em conta o altíssimo quórum necessário a eventuais correções de rumo.

COOPERATIVA: Sociedade de pelo menos 20 pessoas físicas que constituem um empreendimento para benefício mútuo. As duas normas traduzem a pressuposição de que se trata de uma empresa destinada a finalidades comerciais, constituída por um grande número de pessoas que se conhecem e têm certa facilidade para se reunirem com certa frequência.

LTDA (Limitada): Empresas de capital por cota de responsabilidade limitada são empresas adequadas para organizarem com finalidade comercial um pequeno número de pessoas que tenham ou não facilidades para se reunir, mas que pressupõem uma praticamente ilimitada confiança no sócio gerente e constante acompanhamento. Pressupõe que o sócio minoritário está disposto a correr os riscos e dividir o lucro ou prejuízo com o sócio majoritário ou controlador. É sujeita à compra agressiva, ou seja, as mudanças bruscas na sua controladoria desde que sócio ou conjunto de sócios que detenham a maioria do capital optem por se desfazer de seu capital na empresa.


S.A. (Sociedade Anônima): Tipo de sociedade por quotas de capital adequado a organizar com finalidades comerciais grande número de pessoas que não se conhecem e têm grande dificuldade para se reunir. Pressupõe que o sócio minoritário está disposto a correr os riscos e dividir o lucro ou prejuízo com o sócio majoritário ou controlador. É sujeita à compra agressiva, ou seja, a mudanças bruscas na sua controladoria desde que sócio ou conjunto de sócios que detenham a maioria do capital optem por se desfazer de seu capital na empresa. O capital é dividido em ações nominais e ações ordinárias, ou seja, ações com direito e sem direito a voto. Assim sendo, normalmente o que ocorre é que o controlador não possuir sequer a maioria absoluta do capital.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Detox

Aproveitando as férias para testar algumas receitas de detox.
Os sucos auxiliam na eliminação de líquidos retidos. 
Meus aliados nos últimos dias: couve, abacaxi, laranja, hortelã e maçã.
Formas de consumo: 
* a couve deixo triturada e congelada com o mínimo de água (para evitar maiores perdas nutricionais). O congelamento não deve ultrapassar 5 a 7 dias, pois promove quebra das cadeias de vitaminas e proteínas presentes no alimento.
* o abacaxi, após descascado, é fatiado em rodelas finas, que tanto podem ser mantidas congeladas ( 5 a 7 dias), ou guardada em recipiente de vidro na geladeira.
* a casca do abacaxi, após alguns cortes, é levada ao cozimento, para aproveitamento das substâncias presentes na mesma. Esse "caldo", fruto do cozimento, pode ser utilizado como suco (gelado), ou acrescentar ao couve quando for consumido como suco.
* lembrando que não há necessidade de adoçar, aproveitando a frutose e outros açúcares (açúcar natural presente nas frutas e outros vegetais).
* substituir o arroz durante almoço e jantar por vegetais como abobrinha e repolho auxiliam também na eliminação de líquidos retidos, pois ambos provocam sensação de saciedade e são leves diuréticos.

Suco de Abacaxi com Erva Cidreira e linhaça:

Suco de Abacaxi com Erva Cidreira e linhaça:
5 rodelas de abacaxi
5 folhas de erva cidreira
1 colher de sopa de linhaça dourada
500 mL de água
gelo a gosto
Triturar o abacaxi, erva cidreira e linhaça, com 50 mL de água
Acrescentar o restante da água (450 mL) e triturar mais um pouco
Gelo a gosto

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

TRIBUTOS: QUE HISTÓRIA É ESSA?

Idade Antiga - O tributo tem origem remota e, certamente, acompanhou a evolução do homem, a criação das primeiras sociedades, o surgimento de líderes tribais ou chefes guerreiros e políticos. Estudos indicam ter sido voluntária a primeira manifestação tributária, em forma de presentes ou ofertas destinadas aos líderes ou chefes, por seus serviços ou sua atuação em favor da comunidade.

Idade Média - A queda do Império Romano marcou o início da Idade Média, período da História que vai
do ano 476 a 1453. O grande império foi dividido em vários pedaços de terra, chamados feudos.
Perdeu-se completamente a noção de Estado na Europa medieval. Cada feudo possuía um senhor.
Eram os chamados senhores feudais, que eram os nobres.  Nessa época, a maioria das pessoas vivia nos campos. Os camponeses, então chamados servos, eram obrigados a pagar tributos aos senhores feudais. Como não havia Estado, a circulação de moedas era escassa. Desse modo, os servos pagavam os tributos devidos ao senhor entregando-lhes a melhor parte de suas colheitas.

Idade Moderna - A sociedade francesa era dividida em três ordens: de um lado, o clero e a nobreza, que não pagavam impostos, recebiam pensões do estado e podiam exercer cargos públicos, e do outro lado, o povo ao qual cabia, por meio do pagamento de tributos, sustentar as demais classes sociais.

Idade Contemporânea - A Revolução Francesa constitui o marco inicial da Idade Contemporânea. A Revolução teve como objetivo instaurar a República, sob o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Surge, em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que é um marco na história do ser humano, porque foi o primeiro documento que definiu claramente os direitos fundamentais da pessoa humana.

Hoje em dia, nossa Constituição, como a de todos os países democráticos, garante os direitos dos contribuintes impondo limites ao poder do Estado de tributar. O tributo tem hoje grande significado social, por ser o maior responsável pelo financiamento dos programas e ações do governo nas áreas da saúde, previdência, educação, moradia, saneamento, meio ambiente, energia e transporte, entre outras.






domingo, 3 de agosto de 2014

Gravidez na Adolescência - *Maternidade Precoce*

Gravidez
Biologicamente a gravidez pode ser definida como o período que vai da concepção ao nascimento de um indivíduo.
Gravidez na adolescência: gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência.
A gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa.
Fase Complicada
Os primeiros problemas podem aparecer ainda no início da gravidez e vão desde o risco de aborto espontâneo – ocasionado por desinformação e ausência de acompanhamento médico – até o risco de vida – resultado de atitudes desesperadas e irresponsáveis, como a ingestão de medicamentos abortivos.
Aborto: Por ser uma prática criminosa não há serviços especializados o que obriga as mulheres que optam por essa estratégia, a se submeterem a serviços precários, colocando em risco a própria vida.
Rejeição Familiar
Um outro problema é a rejeição das famílias. Ainda são muito comuns pais que abandonam seus filhos nesse momento tão difícil, quando deveriam propiciar toda atenção e assistência.
Casamento?
Em outras situações a solução elaborada pelos pais é o casamento. 
O agravante dessa situação são os conflitos de depois do casamento, que na maioria das vezes acabam em separação, causando uma situação estressante não só para os pais, mas também para o bebê.
Comprometimento
A adolescência é o momento de formação escolar e de preparação para o mundo do trabalho. A ocorrência de uma gravidez nessa fase, portanto, significa o atraso ou até mesmo a interrupção desses processos. O que pode comprometer o início da carreira ou o desenvolvimento profissional.
Como evitar?
Não importa que tipo de asseio se faça depois do ato sexual. O espermatozoide é lançado no canal vaginal durante a ejaculação ou até mesmo antes, no líquido lubrificante produzido pelo homem. Isso significa que na hora do asseio eles já estão bem longe do alcance de uma ducha íntima. O fato da transa ser em pé, de lado ou em qualquer outra posição também não altera em nada o percurso dos espermatozoides até o óvulo.
Outras garotas ao iniciarem sua vida sexual tomam decisões como: só praticar sexo anal; só transar durante a menstruação; fazer tabelinha; pedir ao parceiro que utilize o coito interrompido, entre outras estratégias equivocadas.
que se ter cuidado com o líquido expelido pelo pênis durante a excitação. Esse líquido pode conter espermatozoides que em contato com a vagina podem ter acesso ao óvulo mesmo não havendo penetração vaginal.
O coito interrompido é outra opção que não convém, pois no momento máximo da excitação pode não dar tempo de realizar o procedimento ou mesmo que tudo ocorra bem bastaria que uma gotícula de esperma caísse na vagina para que houvesse risco de gravidez.
A tabelinha também é um método arriscado, sobretudo no início da vida sexual e sem acompanhamento de um profissional. Esse é um recurso usado como paliativo e sempre orientado por um médico e acompanhado de outros métodos contraceptivos.
Métodos Contraceptivos
Espermicida:
Espermicida é um produto, uma espécie de gel, comprado em farmácias sem a necessidade de receitas médicas e utilizado para matar ou imobilizar os espermatozoides evitando que eles cheguem ao óvulo. É aplicado na vagina pouco antes da relação sexual, mas não oferece o mesmo grau de proteção que a camisinha, por exemplo. O ideal é que seja usado junto com a camisinha aumentando assim sua eficácia.
Diafragma:
É outro método ideal que funciona bem com o espermicida. Aliás, ele só funciona assim. É um objeto côncavo, arredondado e de bordas, feito de borracha flexível. Para utilizá-lo é necessário aplicar-lhe o espermicida e em seguida inseri-lo no canal vaginal. Ele funciona como uma barreira de proteção do útero.
Métodos Contraceptivos
Preservativo:
É o método contraceptivo mais seguro chegando a oferecer 90% de segurança em relação a gravidez. Além da gravidez previne também todo tipo de doença sexualmente transmissível.
Outra vantagem é que sua aquisição é fácil. Tanto pode ser adquirida gratuitamente nos postos de saúde como comprada a um preço módico em supermercados e farmácias. O único cuidado que deve ser tomado é o de observar se o produto tem o selo do INMETRO e se está dentro da data de validade.
Pílulas Anticoncepcionais:
Um dos métodos contraceptivos mais populares. Isso acontece, primeiro porque sua fama de método seguro é grande, segundo porque o acesso a esse produto também é muito fácil. Embora isso seja errado a maioria das farmácias não pede receita médica no ato da compra e muitas mulheres fazem uso desse medicamento sem orientação médica.
É importante salientar que essa atitude não deve ser cultivada. O uso de qualquer medicamento por iniciativa própria é arriscado à saúde. As pílulas costumam provocar efeitos colaterais como aumento ou redução de peso, dores de cabeça, náuseas, tonturas, entre outros.
DIU:
Não é adequado à adolescência. É um dispositivo intra uterino. Trata-se de um mecanismo depositado, apenas pelo médico, no útero da mulher e que deve ser acompanhado pelo menos de 6 em 6 meses pelo ginecologista. É uma peça de plástico banhada de cobre, material que funciona como espermicida. O DIU é colocado dentro do útero pelo médico, durante o período menstrual, quando o colo do útero está mais aberto.
O dispositivo pode ficar por muitos anos no útero, mantendo a sua eficácia, desde que tenha acompanhamento do ginecologista. Não protege contra DSTs, e em caso de uma possível gravidez (eficácia de 98%), pode ter efeito abortivo.
Pílula do Dia Seguinte:
Contém grande quantidade de hormônios, que cria um ambiente desfavorável aos espermatozoides e também evita a ovulação. É utilizada em casos de emergência, como um furo na camisinha, ou vazamento de esperma. Não deve ser utilizada com muita frequência, pois pode desregular o ciclo menstrual. Eficácia de 99,9%. Ela somente previne a gravidez de relações sexuais anteriores, não futuras.
Implante:
São implantados no braço pequenos bastões que contêm hormônios, que impedem a ovulação e são liberados gradativamente, por até 5 anos. Após a interrupção do uso desse método, é possível engravidar após um ano.
Injetáveis:
Com uma seringa são injetados hormônios que evitam a ovulação em certo período (mensal ou trimestral). Após a interrupção das injeções, é possível engravidar seis meses depois. Sua eficácia é de aproximadamente 98,5%. Deve ser utilizado com prescrição e acompanhamento médico.
Injetáveis:
Esse método não é recomendado para mulheres acima de 35 anos e fumantes, pois pode trazer algumas complicações como trombose, glaucoma, problema cardiovascular, hepatites, hipertensão, neoplastias, diabetes, entre outros. O uso em períodos de amamentação pode prejudicar a produção de leite.
Adesivos:
É um adesivo com hormônios anticoncepcionais que se coloca na pele no braço, bumbum ou barriga. Esse adesivo liberará uma pequena quantidade de hormônios regular e constantemente e são esses hormônios que evitam a ovulação e dificultam a penetração do espermatozoide no óvulo.
Anel Vaginal:
É um anel de plástico flexível e transparente que libera hormônios diretamente na vagina, impedindo a ovulação. A própria mulher coloca o anel, como se fosse um absorvente interno. Deve ser mantido por três semanas, retirado e fazer sete dias de pausa. Após a pausa, colocar um novo anel. Três semanas com anel, uma semana sem.
Tabelinha:
É uma tabela do ciclo hormonal e fértil da mulher, detectando assim, os dias em que pode ter relações sexuais com menor risco de gravidez.
Todo mês, deve-se marcar em um calendário a data de início da menstruação. Isto deve ser feito por no mínimo seis meses, para que se tenha uma informação correta sobre o ciclo hormonal.
Tabelinha:
Toda mulher possui um ciclo hormonal diferente, então é muito importante ficar os seis meses criando a tabela com as informações dos ciclos. Por exemplo, uma mulher que inicia o ciclo menstrual no primeiro dia do mês, e tem outra menstruação no dia 28, tem um ciclo menstrual de 28 dias, sendo férteis os dias 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17, quando o óvulo está sendo liberado.
Métodos Cirúrgicos:
Laqueadura ou Ligação de Trompas:
É uma intervenção cirúrgica, onde as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando com que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. É um método definitivo, ou seja, depois que a laqueadura é feita, é impossível engravidar novamente. é indicado para mulheres maiores que 25 anos que já tenham pelo menos 2 filhos.
Métodos Cirúrgicos:
Vasectomia:
É uma cirurgia feita na bolsa escrotal do homem, por onde passa o canal deferente. Esse canal é cortado, impedindo que os espermatozoides cheguem ao esperma. Isso não faz com que o homem fique impotente, nem prejudica a produção de testosterona pelos testículos. Esse método contraceptivo só é feito por recomendação médica, sendo requisitos ter no mínimo 25 anos ou dois filhos vivos, e ter passado por grupos educativos, pois é um processo irreversível.
Complicações da Gravidez Precoce
Os riscos de gestação na adolescência não são apenas devido ao fator idade, existem riscos biológicos, psíquicos e sociais bastante importantes. Quanto ao fator idade, podemos considerar duas faixas etárias, a adolescência precoce de 11 a 15 anos e a tardia de 16 a 19 anos.
É na primeira fase que ocorrem mais riscos. Um fator é a idade ginecológica que é menor, isto é, quanto menor a diferença entre a idade cronológica da paciente e aquela que teve a primeira menstruação maior o risco para a gestação, devido a imaturidade da vascularização uterina, o que acarretaria o parto prematuro ou uma placenta insuficiente.
A gravidez na adolescência traz mais problemas devido ao início do pré-natal tardio do que esta se dar numa fase precoce da vida reprodutiva.
As patologias mais frequentes são: pré-eclâmpsia ou eclâmpsia, anemia, infecção urinária ou vaginal e parto pré-maturo. Podem ser amenizadas ou evitadas com um pré-natal bem feito.
Complicações da Gravidez Precoce
Os riscos biológicos para o recém nascidos (RN) são comprovadamente mais frequentes nesta faixa etária. A prematuridade e o baixo peso ocorrem mais em filhos de adolescentes do que de mulheres adultas. Estas são as principais causas de morbimortalidade em RN.
Quando o filho é bem aceito será bem cuidado independente da idade da mãe e esta o amamentará, o vacinará, logo não há motivos para acreditarmos que os filhos de adolescentes adoecem mais do que os filhos de mulheres já adultas.
Maior do que os riscos biológicos são os psicossociais. Em geral, a adolescente para de estudar e trabalhar, tem sentimentos de diminuição de autoestima, depressão e algumas vezes pensa até em suicídio.
A própria vida conjugal muda. Em geral, a gravidez ocorre fruto de uma relação sexual desprotegida de um casal de namorados adolescentes, ou entre adolescente e um adulto jovem, que resolvem se unir. Outras vezes, a gravidez é fruto de uma relação não formal e o parceiro não assume a gestação, na maioria destes casos ocorre o aborto provocado.
DST’s
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal)  é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da AIDS, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.
HPV
Tricomoníase
Cancro Mole
Clamídia
Gonorreia
Herpes
Sífilis
Donovanose
Concluindo!!
Todos podemos ser vítimas do descuido ou da confiança exagerada no parceiro ou parceira. Conhecer alguém implica em continuar com cuidados básicos: higiene íntima, preservativos, exames clínicos (ginecológicos e urológicos).
NINGUÉM VAI CUIDAR DE NOSSO CORPO POR NÓS!!