A humanidade já consome 30% mais recursos
naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e
produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários
dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e
alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no
planeta, inclusive da própria humanidade.
A melhor maneira de mudar isso é a partir das
escolhas de consumo.
Todo consumo causa impacto (positivo ou
negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao
ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem
comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o
consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta
forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor.
Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de
seu impacto e voltado à sustentabilidade.
O consumo consciente é uma questão de hábito:
pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Assim, o
consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para
garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
O consumidor consciente é aquele que leva em
conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e
animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.
O consumidor consciente sabe que pode ser um
agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os
atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua
vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente.
Por meio de cada ato de consumo, o consumidor
consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade,
maximizando as consequências positivas e minimizando as negativas de suas
escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais,
a economia e a natureza.
O consumidor consciente também procura
disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que
pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam
grandes transformações.
Além disso, o consumidor consciente valoriza
as iniciativas de responsabilidade socioambiental das empresas, dando preferência
às companhias que mais se empenham na construção da sustentabilidade por meio
de suas práticas cotidianas.
O consumo consciente pode ser praticado no
dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra,
uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual
comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.
Assim, o consumo consciente é uma contribuição
voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no
planeta.
Um caminho para a solução dos problemas
relacionados com o lixo é apontado pelo Princípio dos 3R's: Reduzir,
Reutilizar e Reciclar. Fatores associados com estes princípios devem ser
considerados, como o ideal de prevenção e não-geração de resíduos, somados à
adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais e
conter o desperdício.
* Reduzir significa consumir
menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de
resíduos e tenham maior durabilidade.
* Reutilizar é, por exemplo,
usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem
para guardar alimentos ou outros materiais.
* Reciclar envolve a transformação
dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de
processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um
material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão,
latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. Para facilitar o
trabalho de encaminhar material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer
a separação no lugar de origem - a casa, o escritório, a fábrica, o
hospital, a escola etc. A separação também é necessária para o descarte
adequado de resíduos perigosos.
O Instituto Akatu sugere a inclusão de mais um R, que deve ser praticado
antes dos 3Rs originais: Repensar.
* Repensar é refletir sobre os
seus atos de consumo e os impactos que eles provocam sobre você mesmo, a
economia, as relações sociais e a natureza.