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quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS
Impostos diretos
São os impostos que os governos (federal,
estadual e municipal) arrecadam sobre o patrimônio (bens) e renda (salários,
aluguéis, rendimentos de aplicações financeiras) dos trabalhadores. São
considerados impostos diretos, pois o governo arrecada diretamente dos
cidadãos.
- IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física)
– incide diretamente no salário dos trabalhadores (desconto na folha de
pagamento). Trabalhadores de baixa renda estão isentos (há um teto mínimo para contribuição).
Para aqueles que pagam, o percentual fica entre 15% e 27%, de acordo com faixa
salarial. Este imposto é arrecadado pelo governo federal.
- IPVA (Imposto sobre a Propriedade de
Veículos Automotores) – arrecadado anualmente pelos governos estaduais, ele
deve ser pago pelos proprietários de carros, motos, caminhões e outros tipos de
veículos automotores. Varia entre 1% a 3% do valor do veículo.
- IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)
– arrecadado pelas prefeituras. É cobrado anualmente e incide sobre a
propriedade de casas, apartamentos, terrenos e salas comerciais. Cada
prefeitura tem um sistema de cobrança, onde o imposto varia de acordo com a
localização e tamanho do imóvel.
Impostos
indiretos
São os impostos que incidem sobre os
produtos e serviços que as pessoas consomem. São cobrados de produtores e
comerciantes, porém acabam atingindo indiretamente os consumidores, pois estes
impostos são repassados para os preços destes produtos e serviços.
- ICMC (Imposto sobre Circulação de
Mercadorias e Serviços) – arrecadado pelos governos estaduais, este imposto
incide sobre a comercialização de produtos e serviços. A alíquota varia de
acordo com o produto e serviço comercializado. No geral, sobre os produtos de
necessidade básica incidem impostos baixos ou são isentos. Já produtos e
serviços voltados para os consumidores de alta renda possuem impostos mais
elevados.
- ISS (Imposto sobre Serviços) – arrecadado
pelos governos municipais, incide sobre a prestação de serviços no município.
Exemplos de serviços onde ocorre a incidência do ISS: educação, serviços
médicos, serviços prestados por profissionais autônomos (encanadores,
eletricistas, pintores, etc.), entre outros.
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) – arrecadado pelo
governo federal, este imposto incide sobre a comercialização de produtos
industrializados (aqueles que sofrem transformação, beneficiamento, montagem,
renovação e acondicionamento).
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – APRENDER A APRENDER
A aprendizagem é muito mais significativa, tem
mais duração e é mais clara para o indivíduo à medida que o novo conteúdo é
incorporado às estruturas de conhecimento e adquire significado
para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se
torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporação e
atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente
ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva.
Quando o conteúdo escolar a ser aprendido não
consegue ligar-se a algo já conhecido, ocorre o que
David Ausubel (AUSUBEL, 1982) chama de aprendizagem mecânica, ou seja, quando
as novas informações são aprendidas sem interagir com conceitos relevantes
existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora fórmulas, textos e leis,
mas esquece após a avaliação.
Para haver aprendizagem significativa são
necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o indivíduo
precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o
conteúdo de uma forma mais efetiva, então a aprendizagem será mecânica. Em
segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente
significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente
significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e
o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem. Cada
aprendiz faz uma filtragem dos conteúdos que têm significado ou não para si
próprio.
MAPAS
CONCEITUAIS: UMA TÉCNICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Os mapas conceituais têm por objetivo
representar relações significativas entre conceitos na forma
de proposições. Uma proposição é constituída de dois ou mais termos conceituais
unidos por palavras
para formar uma unidade semântica (NOVAK; GOWIN, 1988).
São instrumentos que permitem descobrir as
concepções equivocadas ou interpretações não aceitas
(podem não ser errôneas) de um conceito, ilustradas por uma frase que inclui no
conceito.
Devem ser hierárquicos, quer dizer, os
conceitos mais gerais devem situar-se na parte superior, e os
conceitos mais específicos e menos inclusivos na parte inferior. Também podem
ser considerados instrumentos úteis para negociar significados, quer dizer, os alunos
sempre trazem alguma coisa deles mesmos para a negociação. Não são como uma
tábua rasa ou um recipiente vazio que o professor deve preencher.
REFERÊNCIAS:
AUSUBEL,
D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes,
1982.
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Consumo Consciente e Sustentável
Utilizar
a educação financeira para ampliar a consciência do consumidor para modificar
sua atuação nas diferentes etapas do consumo significa estimular a
transformação do “cidadão consumidor” em “consumidor cidadão”.
À
medida que percebe o alcance coletivo de suas decisões individuais de consumo o
consumidor consciente desperta para uma nova dimensão de cidadania: o modo como
usa seu dinheiro representa, além da satisfação de seus desejos e necessidades
pessoais, uma forma de participar no mundo, influenciando seu destino. É
percebendo e usando este poder que o consumidor consciente deixe de ser um
coadjuvante (o que reage aos acontecimentos) para tornar-se um protagonista
(aquele que age no centro dos fatos).
Vamos
utilizar as informações do Instituto Akatu para identificar maneiras
conscientes de consumir e manter a sustentabilidade (em nossa casa, município,
país, planeta).
1)
Por
que comprar?
a.
Quais
as reais motivações que levam às compras?
b.
Bem
estar pessoal, familiar e da comunidade;
c.
Desejos
estimulados pela mídia.
2)
O
que comprar?
a.
Necessidade
ou desejo?
b.
Nove
necessidades humanas básicas: Subsistência; Proteção; Afeto; Compreensão;
Participação; Recreação; Criação; Identidade; Liberdade.
3)
De
quem comprar?
a.
Origem
dos produtos adquiridos;
b.
Conduta
da empresa que fornece o produto;
c.
Impactos
que a empresa fornecedora causa na sociedade e no ambiente.
4)
Como
pagar?
a.
Poupar
para comprar;
b.
Parcelar
e pagar juros;
c.
Cartão
de crédito.
5)
Como
usar?
a.
Desperdícios;
b.
Trocas
desnecessárias (não funciona mais?);
c.
Ineficiência
no uso dos recursos e produtos.
6)
Como
descartar?
a.
Descarte
adequado (pilhas, baterias, eletroeletrônicos);
b.
Descarte
antecipado (já usou ao máximo seu produto ou serviço?)
c.
Reciclagem.
Sobre o Plano Real
O que
você compra com uma moeda de um real hoje em dia? Em 1994, ano em que o Plano
Real foi implantado, durante o governo de Itamar Franco, uma nota de R$ 1 real
comprava um quilo de frango. Com esse mesmo valor ainda era possível comprar
cerca de oito pães do tipo francês e ainda tomar um belo cafezinho.
Fernando Henrique Cardoso foi um
dos principais idealizadores do Plano, se elegeu presidente em outubro de 1994
(o primeiro de dois mandatos), dando seguimento no projeto que mudou o Brasil
para melhor na economia.
O Real
continua sendo símbolo da maior (e mais bem-sucedida) reforma econômica de
nosso país. Para relembrar a trajetória desde a sua criação, confira
abaixo 7 curiosidades sobre
o Plano Real no Brasil:
1 – Lembra
que falamos acima da compra de oito pães e um cafezinho com apenas um real?
Pois bem, essa aquisição foi realizada pelo então presidente Fernando Henrique
Cardoso em uma padaria de Brasília em 1996, quando o Plano Real estava
completando dois anos. E ainda sobraram 0,10 centavos para comprar umas
balinhas depois.
2 – Após
a implantação do Plano Real, a nossa moeda se igualou em valor com o dólar em
um processo adotado pelo governo chamado “âncora cambial”, gerando uma explosão
de turismo de brasileiros aos Estados Unidos. Em certa época, o real chegou a
valer até mais do que o dólar, fazendo com que sacoleiros acostumados com o
Paraguai mudassem o rumo para Miami.
3 – A
inflação que fazia com que os preços dos produtos fossem remarcados
semanalmente (ou até diariamente em algumas épocas) passou de cerca de 1.000% a
uma taxa de um dígito apenas no ano de 1996.
4 – O
iogurte, ao lado do frango, também foi um dos ícones de poder de compra do
real. Com a nova moeda, o consumo desse laticínio ficou bem mais acessível aos
brasileiros. Tanto que a venda cresceu 86% em quatro anos de Plano Real,
segundo um balanço do Ministério da Fazenda.
5 – Novas
cédulas do real foram lançadas em 2010, sendo que cada valor tem um tamanho
diferente, facilitando a utilização das notas pelos deficientes visuais.
Atualizações de segurança e melhorias foram lançadas também em 2012 e 2013. A
nota de dez reais produzida em plástico entrou em circulação no ano 2000,
trazendo Pedro Álvares Cabral, em comemoração aos 500 anos do Brasil. Ela foi
retirada de circulação em 2006.
6 – Você
sabe quanto era o salário mínimo em 1994, quando o Plano Real foi lançado? Era
de apenas R$ 64,79! Desde então, houve um crescimento bruto de mais de 1.000% e
hoje ele é de R$ 724,00. No entanto, com o desconto da inflação desse período
de tempo, o aumento verdadeiro do salário foi de 146%.
7 – O povo brasileiro viu a economia mudar com o uso muito mais
constante e valorizado das moedas. Na época da implantação do plano, todas as
moedas eram muito parecidas, sendo distintas apenas pelas gravações e diâmetro.
Com o passar dos anos, elas foram alteradas e hoje cada uma delas tem um
aspecto bem diferente uma da outra.
Consumo Colaborativo
Doar,
compartilhar, alugar e trocar são os verbos do chamado consumo colaborativo.
Surgido no final de 2008 nos EUA, o conceito do doe ou venda o velho para
abrir espaço para o novo começou a ganhar força em tempos de crise.
As americanas foram para seus guarda-roupas e acharam verdadeiras poupanças e,
a partir daí, os brechós e as feiras de trocas aumentaram e diversos sites
começaram a surgir para facilitar esse tipo de consumo.
No
Brasil, apesar do surgimento tardio, o movimento está ganhando cada vez mais
adeptos. Os jovens, e os brasileiros se incluem aí, já nasceram conectados e
querendo ganhar dinheiro sem afetar a vida de outras pessoas. Eles estão mais
conscientes, têm ideais e usam as plataformas de internet para gerar mobilização
e novas tendências.
Além de ser uma
prática sustentável - na qual há estímulo de usar menos energia e menos
matéria-prima para produzir um estoque enorme de produtos – o consumo
colaborativo está em alta por algumas razões, o fator mais importante é a
economia. Em vez de você pagar caro por um produto novo, pode ter acesso a algo
semelhante por um valor muito menor.
O Consumo
Colaborativo é uma transformação cultural. Após a Segunda Guerra Mundial até os
dias de hoje, uma cultura de hiperconsumo tem sido promovida como uma
opção possível para sociedades modernas. Isso criou a abundância que temos
hoje, então em certa medida foi bom para o ser humano. Mas o modelo atingiu seu limite, por isso
estamos avançando em direção à economia onde ser inteligente para utilizar tudo
o que temos à nossa volta está começando a ser percebido como algo normal,
portanto é uma mudança cultural na forma como as pessoas suprem suas necessidades
de produtos e serviços.
Em geral, antes
havia uma única opção: comprar o novo usando a moeda oficial. Com a economia e
o consumo colaborativo, existe uma variedade de opções à nossa frente, todas no
mesmo “patamar”. Além disso, as pessoas estão fazendo coisas – como a
Wikipedia, que os economistas consideravam impossíveis Mas a prática demonstrou que este
– o modelo compartilhado, aberto – é um modo muito mais eficiente de produzir.
Ser
capaz de gerar confiança e também confiar em outras pessoas tem sido e vai ser
a habilidade ainda mais necessária neste novo modelo de aquisição de produtos e
serviços. A tecnologia fornece ferramentas suficientes para que isso aconteça
através de interações e contatos na internet.
É
o escambo da era digital, impulsionado por websites, redes sociais e
aplicativos em dispositivos móveis. As possibilidades oferecidas pelas
plataformas de consumo colaborativo são as mais interessantes e inusitadas. É
possível participar de clubes de aluguel de bolsas de grife, compartilhar táxis
e caronas, trocar livros, DVD’s e jogos, pedir emprestado uma furadeira ou
liquidificador e até se hospedar de graça na casa de gente do mundo todo!
FORMAS SOCIETÁRIAS:
Associações/Condomínios e Sindicatos - Adequadas para prestarem serviços a
grande número de pessoas que se conhecem e que possuem facilidade para se
reunir. Voltadas para atividades civis, motivo pelo qual têm sua contabilidade
simplificada. Os sindicatos necessariamente devem possuir uma base de sócios
que lhes dês representatividade de dentro de sua instância de negociação, uma empresa,
um ramo negocial. Quanto aos condomínios, a leitura de sua legislação dá a
impressão de que só é adequado a um pequeno número de pessoas, isto se levando
em conta o altíssimo quórum necessário a eventuais correções de rumo.
COOPERATIVA: Sociedade de pelo menos 20 pessoas
físicas que constituem um empreendimento para benefício mútuo. As duas normas traduzem
a pressuposição de que se trata de uma empresa destinada a finalidades
comerciais, constituída por um grande número de pessoas que se conhecem e têm
certa facilidade para se reunirem com certa frequência.
LTDA
(Limitada): Empresas de
capital por cota de responsabilidade limitada são empresas adequadas para
organizarem com finalidade comercial um pequeno número de pessoas que tenham ou
não facilidades para se reunir, mas que pressupõem uma praticamente ilimitada
confiança no sócio gerente e constante acompanhamento. Pressupõe que o sócio
minoritário está disposto a correr os riscos e dividir o lucro ou prejuízo com
o sócio majoritário ou controlador. É sujeita à compra agressiva, ou seja, as
mudanças bruscas na sua controladoria desde que sócio ou conjunto de sócios que
detenham a maioria do capital optem por se desfazer de seu capital na empresa.
S.A.
(Sociedade Anônima): Tipo
de sociedade por quotas de capital adequado a organizar com finalidades
comerciais grande número de pessoas que não se conhecem e têm grande
dificuldade para se reunir. Pressupõe que o sócio minoritário está disposto a
correr os riscos e dividir o lucro ou prejuízo com o sócio majoritário ou
controlador. É sujeita à compra agressiva, ou seja, a mudanças bruscas na sua
controladoria desde que sócio ou conjunto de sócios que detenham a maioria do
capital optem por se desfazer de seu capital na empresa. O capital é dividido
em ações nominais e ações ordinárias, ou seja, ações com direito e sem direito
a voto. Assim sendo, normalmente o que ocorre é que o controlador não possuir
sequer a maioria absoluta do capital.
domingo, 4 de janeiro de 2015
Detox
Aproveitando as férias para testar algumas receitas de detox.
Os sucos auxiliam na eliminação de líquidos retidos.
Meus aliados nos últimos dias: couve, abacaxi, laranja, hortelã e maçã.
Formas de consumo:
* a couve deixo triturada e congelada com o mínimo de água (para evitar maiores perdas nutricionais). O congelamento não deve ultrapassar 5 a 7 dias, pois promove quebra das cadeias de vitaminas e proteínas presentes no alimento.
* o abacaxi, após descascado, é fatiado em rodelas finas, que tanto podem ser mantidas congeladas ( 5 a 7 dias), ou guardada em recipiente de vidro na geladeira.
* a casca do abacaxi, após alguns cortes, é levada ao cozimento, para aproveitamento das substâncias presentes na mesma. Esse "caldo", fruto do cozimento, pode ser utilizado como suco (gelado), ou acrescentar ao couve quando for consumido como suco.
* lembrando que não há necessidade de adoçar, aproveitando a frutose e outros açúcares (açúcar natural presente nas frutas e outros vegetais).
* substituir o arroz durante almoço e jantar por vegetais como abobrinha e repolho auxiliam também na eliminação de líquidos retidos, pois ambos provocam sensação de saciedade e são leves diuréticos.
Os sucos auxiliam na eliminação de líquidos retidos.
Meus aliados nos últimos dias: couve, abacaxi, laranja, hortelã e maçã.
Formas de consumo:
* a couve deixo triturada e congelada com o mínimo de água (para evitar maiores perdas nutricionais). O congelamento não deve ultrapassar 5 a 7 dias, pois promove quebra das cadeias de vitaminas e proteínas presentes no alimento.
* o abacaxi, após descascado, é fatiado em rodelas finas, que tanto podem ser mantidas congeladas ( 5 a 7 dias), ou guardada em recipiente de vidro na geladeira.
* a casca do abacaxi, após alguns cortes, é levada ao cozimento, para aproveitamento das substâncias presentes na mesma. Esse "caldo", fruto do cozimento, pode ser utilizado como suco (gelado), ou acrescentar ao couve quando for consumido como suco.
* lembrando que não há necessidade de adoçar, aproveitando a frutose e outros açúcares (açúcar natural presente nas frutas e outros vegetais).
* substituir o arroz durante almoço e jantar por vegetais como abobrinha e repolho auxiliam também na eliminação de líquidos retidos, pois ambos provocam sensação de saciedade e são leves diuréticos.
Suco de Abacaxi com Erva Cidreira e linhaça:
Suco de Abacaxi com Erva Cidreira e linhaça:
5 rodelas de abacaxi
5 folhas de erva cidreira
1 colher de sopa de linhaça dourada
500 mL de água
gelo a gosto
5 folhas de erva cidreira
1 colher de sopa de linhaça dourada
500 mL de água
gelo a gosto
Triturar o abacaxi, erva cidreira e linhaça, com 50 mL de água
Acrescentar o restante da água (450 mL) e triturar mais um pouco
Gelo a gosto
Acrescentar o restante da água (450 mL) e triturar mais um pouco
Gelo a gosto
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
TRIBUTOS: QUE HISTÓRIA É ESSA?
Idade Antiga - O tributo tem
origem remota e, certamente, acompanhou a evolução do homem, a criação das primeiras
sociedades, o surgimento de líderes tribais ou chefes guerreiros e políticos. Estudos
indicam ter sido voluntária a primeira manifestação tributária, em forma de
presentes ou ofertas destinadas aos líderes ou chefes, por seus serviços ou sua
atuação em favor da comunidade.
Idade Média - A queda do Império
Romano marcou o início da Idade Média, período da História que vai
do
ano 476 a 1453. O grande império foi dividido em vários pedaços de terra,
chamados feudos.
Perdeu-se
completamente a noção de Estado na Europa medieval. Cada feudo possuía um
senhor.
Eram
os chamados senhores feudais, que eram os nobres. Nessa época, a maioria das pessoas vivia nos
campos. Os camponeses, então chamados servos, eram obrigados a pagar tributos
aos senhores feudais. Como não havia Estado, a circulação de moedas era
escassa. Desse modo, os servos pagavam os tributos devidos ao senhor
entregando-lhes a melhor parte de suas colheitas.
Idade Moderna - A sociedade
francesa era dividida em três ordens: de um lado, o clero e a nobreza, que não
pagavam impostos, recebiam pensões do estado e podiam exercer cargos públicos,
e do outro lado, o povo ao qual cabia, por meio do pagamento de tributos,
sustentar as demais classes sociais.
Idade Contemporânea - A Revolução
Francesa constitui o marco inicial da Idade Contemporânea. A Revolução teve como
objetivo instaurar a República, sob o lema “Liberdade, Igualdade e
Fraternidade”. Surge, em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão,
que é um marco na história do ser humano, porque foi o primeiro documento que
definiu claramente os direitos fundamentais da pessoa humana.
Hoje em dia, nossa Constituição,
como a de todos os países democráticos, garante os direitos dos contribuintes
impondo limites ao poder do Estado de tributar. O tributo tem hoje grande
significado social, por ser o maior responsável pelo financiamento dos
programas e ações do governo nas áreas da saúde, previdência, educação,
moradia, saneamento, meio ambiente, energia e transporte, entre outras.
domingo, 3 de agosto de 2014
Gravidez na Adolescência - *Maternidade Precoce*
Gravidez
•Biologicamente
a gravidez pode ser definida como o período que vai da concepção ao
nascimento de um indivíduo.
•Gravidez na adolescência: gestação ocorrida
em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento
dessa fase da vida – a adolescência.
•A gravidez precoce não é
um problema exclusivo das meninas. Embora os
rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um
filho não é concebido por uma única pessoa.
•Fase Complicada
•Os
primeiros problemas podem aparecer ainda no início da gravidez e vão desde o
risco de aborto espontâneo – ocasionado por desinformação e ausência de
acompanhamento médico – até o risco de vida – resultado de atitudes
desesperadas e irresponsáveis, como a ingestão de medicamentos abortivos.
•Aborto:
Por ser
uma prática criminosa não há serviços especializados o que obriga as mulheres
que optam por essa estratégia, a se submeterem a serviços precários, colocando
em
risco a própria vida.
•Rejeição Familiar
•Um outro problema é a rejeição das
famílias. Ainda são muito comuns pais que abandonam seus filhos nesse momento
tão difícil, quando deveriam propiciar toda atenção e assistência.
•Casamento?
•Em outras situações a solução elaborada
pelos pais é o casamento.
•O agravante dessa situação são os
conflitos de depois do casamento, que na maioria das vezes acabam em separação,
causando uma situação estressante não só para os pais, mas também para o bebê.
•Comprometimento
•A adolescência é o momento de formação
escolar e de preparação para o mundo do trabalho. A ocorrência de uma gravidez
nessa fase, portanto, significa o atraso ou até mesmo a interrupção desses
processos. O que pode comprometer o início da carreira ou o desenvolvimento
profissional.
•Como evitar?
•Não importa que tipo de asseio se faça
depois do ato sexual. O espermatozoide é lançado
no canal vaginal durante a ejaculação ou até mesmo antes, no líquido
lubrificante produzido pelo homem. Isso significa que na hora do asseio eles já
estão bem longe do alcance de uma ducha íntima. O fato da transa ser em pé, de
lado ou em qualquer outra posição também não altera em nada o percurso dos espermatozoides
até
o
óvulo.
•Outras garotas ao iniciarem sua vida
sexual tomam decisões como: só praticar sexo anal; só transar durante a
menstruação; fazer tabelinha; pedir ao parceiro que utilize o coito
interrompido, entre outras estratégias equivocadas.
•Há que se ter cuidado com o líquido
expelido pelo pênis durante a excitação. Esse
líquido pode conter espermatozoides que
em contato com a vagina podem ter acesso ao óvulo
mesmo não havendo penetração vaginal.
•O coito interrompido é outra opção que
não convém, pois no momento máximo da excitação pode não dar tempo de realizar
o procedimento ou mesmo que tudo ocorra bem bastaria que uma gotícula de
esperma caísse na vagina para que houvesse risco de gravidez.
•A tabelinha também é um método arriscado,
sobretudo no início da vida sexual e sem acompanhamento de um profissional.
Esse é um recurso usado como paliativo e sempre orientado por um médico e
acompanhado de outros métodos contraceptivos.
•Métodos Contraceptivos
•Espermicida:
Espermicida é um produto, uma espécie de
gel, comprado em farmácias sem a necessidade de receitas médicas e utilizado
para matar ou imobilizar os espermatozoides evitando
que eles cheguem ao óvulo. É aplicado na vagina pouco antes da relação sexual,
mas não oferece o mesmo grau de proteção que a camisinha, por exemplo. O ideal
é que seja usado junto com a camisinha aumentando assim sua eficácia.
•Diafragma:
É outro método ideal que funciona bem com
o espermicida. Aliás, ele só funciona assim. É um objeto côncavo, arredondado e
de bordas, feito de borracha flexível. Para utilizá-lo é necessário aplicar-lhe
o espermicida e em seguida inseri-lo no canal vaginal. Ele funciona como uma
barreira de proteção do útero.
•Métodos Contraceptivos
•Preservativo:
É o método contraceptivo mais seguro
chegando a oferecer 90% de segurança em relação a gravidez. Além da gravidez
previne também todo tipo de doença sexualmente transmissível.
Outra vantagem é que sua aquisição é
fácil. Tanto pode ser adquirida gratuitamente nos postos de saúde como comprada
a um preço módico em supermercados e farmácias. O único cuidado que deve ser
tomado é o de observar se o produto tem o selo do INMETRO
e se
está dentro da data de validade.
•Pílulas Anticoncepcionais:
Um dos métodos contraceptivos mais populares.
Isso
acontece, primeiro porque sua fama de método seguro é grande, segundo porque o
acesso a esse produto também é muito fácil. Embora isso seja errado a maioria
das farmácias não pede receita médica no ato da compra e muitas mulheres fazem
uso desse medicamento sem orientação médica.
É importante salientar que essa atitude
não deve ser cultivada. O uso de qualquer medicamento por iniciativa própria é
arriscado à saúde. As pílulas costumam provocar efeitos colaterais como aumento
ou redução de peso, dores de cabeça, náuseas, tonturas, entre outros.
•DIU:
Não é adequado à adolescência. É um
dispositivo intra
uterino. Trata-se
de um mecanismo depositado, apenas pelo médico, no útero da mulher e que deve
ser acompanhado pelo menos de 6 em 6 meses pelo ginecologista. É uma
peça de plástico banhada de cobre, material que funciona como espermicida. O
DIU é colocado dentro do útero pelo médico, durante o período menstrual, quando
o colo do útero está mais aberto.
•O
dispositivo
pode ficar por muitos anos no útero, mantendo a sua eficácia, desde que tenha
acompanhamento do ginecologista. Não protege contra DSTs, e
em caso de uma possível gravidez (eficácia de 98%), pode ter efeito abortivo.
•Pílula do Dia Seguinte:
Contém grande quantidade de hormônios,
que
cria um ambiente desfavorável aos espermatozoides e
também evita a ovulação. É utilizada em casos de emergência, como um furo na
camisinha, ou vazamento de esperma. Não deve ser utilizada com muita
frequência, pois pode desregular o ciclo menstrual. Eficácia de 99,9%. Ela somente
previne a gravidez de relações sexuais anteriores, não futuras.
•Implante:
São implantados no
braço pequenos bastões que contêm hormônios, que impedem a ovulação e são
liberados gradativamente, por até 5 anos. Após a interrupção do uso desse
método, é possível engravidar após um ano.
•Injetáveis:
Com uma seringa são injetados hormônios
que evitam a ovulação em certo período (mensal ou trimestral). Após a
interrupção das injeções, é possível engravidar seis meses depois. Sua eficácia
é de aproximadamente 98,5%. Deve ser utilizado com prescrição e acompanhamento
médico.
•Injetáveis:
Esse método não é recomendado para
mulheres acima de 35 anos e fumantes, pois pode trazer algumas complicações como trombose,
glaucoma, problema
cardiovascular, hepatites, hipertensão, neoplastias, diabetes, entre outros. O
uso em períodos de amamentação pode prejudicar a produção de leite.
•Adesivos:
É um adesivo com hormônios
anticoncepcionais que se coloca na pele no braço, bumbum ou barriga. Esse
adesivo liberará uma pequena quantidade de hormônios regular e constantemente e
são esses hormônios que evitam a ovulação e dificultam a penetração do espermatozoide
no óvulo.
•Anel
Vaginal:
É um anel de plástico flexível e transparente
que libera hormônios diretamente na vagina, impedindo a ovulação.
A própria
mulher coloca o anel, como se fosse um absorvente interno. Deve ser mantido por
três semanas, retirado e fazer sete dias de pausa. Após a pausa, colocar um novo anel. Três
semanas com anel, uma semana sem.
•Tabelinha:
É uma tabela do ciclo hormonal e fértil
da mulher, detectando assim, os dias em que pode ter relações sexuais com menor
risco de gravidez.
Todo mês, deve-se marcar em um calendário a data de início da menstruação. Isto deve ser feito por no mínimo seis meses, para que se tenha uma informação correta sobre o ciclo hormonal.
Todo mês, deve-se marcar em um calendário a data de início da menstruação. Isto deve ser feito por no mínimo seis meses, para que se tenha uma informação correta sobre o ciclo hormonal.
•Tabelinha:
Toda mulher possui um ciclo hormonal
diferente, então é muito importante ficar os seis meses criando a tabela com as
informações dos ciclos. Por exemplo, uma mulher que inicia o ciclo menstrual no
primeiro dia do mês, e tem outra menstruação no dia 28, tem um ciclo menstrual
de 28 dias, sendo férteis os dias 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17, quando o óvulo
está sendo liberado.
•Métodos Cirúrgicos:
–Laqueadura ou Ligação de Trompas:
É uma intervenção cirúrgica, onde as
trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando com que o óvulo e os espermatozoides
se
encontrem. É um método definitivo, ou seja, depois que a laqueadura é feita, é
impossível engravidar novamente. Só é indicado para mulheres maiores que 25
anos que já tenham pelo menos 2 filhos.
•Métodos Cirúrgicos:
–Vasectomia:
É uma cirurgia feita na bolsa escrotal do
homem, por onde passa o canal deferente. Esse canal é cortado, impedindo que os
espermatozoides
cheguem
ao esperma. Isso não faz com que o homem fique impotente, nem
prejudica a produção de testosterona pelos testículos. Esse método
contraceptivo só é feito por recomendação médica, sendo requisitos ter no
mínimo 25 anos ou dois filhos vivos, e ter passado por grupos educativos, pois
é um processo irreversível.
•Complicações da Gravidez Precoce
•Os riscos de gestação na adolescência não
são apenas devido ao fator idade, existem riscos biológicos, psíquicos
e
sociais bastante importantes. Quanto ao fator idade, podemos considerar duas
faixas etárias, a adolescência precoce de 11 a 15 anos e a tardia de 16 a 19
anos.
•É na primeira fase que ocorrem mais
riscos. Um fator é a idade ginecológica que é menor, isto é, quanto menor a
diferença entre a idade cronológica da paciente e aquela que teve a primeira
menstruação maior o risco para a gestação, devido a imaturidade da vascularização
uterina, o que acarretaria o parto prematuro ou uma placenta insuficiente.
•A gravidez na adolescência traz mais
problemas devido ao início do pré-natal tardio do que esta se dar numa fase
precoce da vida reprodutiva.
•As patologias mais frequentes
são:
pré-eclâmpsia
ou
eclâmpsia,
anemia, infecção urinária ou vaginal e parto pré-maturo. Podem
ser
amenizadas ou evitadas com um pré-natal bem feito.
•Complicações da Gravidez Precoce
•Os riscos biológicos para o recém
nascidos (RN) são comprovadamente mais frequentes nesta
faixa etária. A prematuridade e o baixo peso ocorrem mais em filhos de
adolescentes do que de mulheres adultas. Estas são as principais causas de morbimortalidade
em
RN.
•Quando o filho é bem aceito será bem
cuidado independente da idade da mãe e esta o amamentará, o vacinará, logo não
há motivos para acreditarmos que os filhos de adolescentes adoecem
mais
do que os filhos de mulheres já adultas.
•Maior do que os riscos biológicos são os psicossociais.
Em
geral, a adolescente para de estudar e trabalhar, tem sentimentos de diminuição
de autoestima,
depressão
e algumas vezes pensa até em suicídio.
•A própria vida conjugal muda. Em geral, a
gravidez ocorre fruto de uma relação sexual desprotegida de um casal de
namorados adolescentes, ou entre adolescente e um adulto jovem, que resolvem se
unir. Outras vezes, a gravidez é fruto de uma relação não formal e o parceiro
não assume a gestação, na maioria destes casos ocorre o aborto provocado.
•DST’s
•Doenças
Sexualmente Transmissíveis.
•são
transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com
uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas,
corrimentos,
bolhas ou verrugas.
•Algumas
DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso
requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para
consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não
diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como
infertilidades, câncer e até a morte.
•Usar preservativos em
todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz
para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da AIDS, o
HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado
ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas
injetáveis.
•HPV
•Tricomoníase
•Cancro Mole
•Clamídia
•Gonorreia
•Herpes
•Sífilis
•Donovanose
•Concluindo!!
Todos podemos ser vítimas do
descuido ou da confiança exagerada no parceiro ou parceira. Conhecer alguém
implica em continuar com cuidados básicos: higiene íntima, preservativos,
exames clínicos (ginecológicos e urológicos).
NINGUÉM VAI CUIDAR DE NOSSO CORPO POR
NÓS!!
MUDANÇAS CORPORAIS MASCULINAS E FEMININAS
A descoberta do sexo acontece com a descoberta do corpo.
Moças e rapazes costumam acompanhar atentamente as mudanças que ocorrem nos
seus órgãos sexuais externos. Essas mudanças são provocadas pela ação de
hormônios. As características sexuais primárias, visíveis nos órgãos genitais,
são determinadas geneticamente e estão presentes desde o nascimento, tanto no
homem como na mulher.
·
O corpo masculino
Os testículos (dentro do saco escrotal) crescem
primeiro e, pouco tempo depois, o pênis. Na puberdade, os pelos surgem em
diversos locais: no rosto, nas axilas, no peito e nas áreas próximas aos
testículos. A voz também sofre mudanças.
Esse conjunto de características que se definem na
puberdade, em consequência da ação hormonal, recebe o nome de características
sexuais secundárias. Estas, porém, não obedecem a padrões rígidos. Adolescentes
de mesma idade podem apresentar diferenças significativas em relação à estatura
do corpo, quantidade de pelos, tamanho
do pênis, timbre de voz. O grupo étnico a que pertence o indivíduo, a herança
genética, hábitos alimentares, problemas de saúde, dentre outros fatores, são
responsáveis por essas diferenças.
Assim, colegas de mesma idade que a sua podem ser mais
altos ou mais baixos que você ou terem a voz mais ou menos grave que a sua, por
exemplo. Isto não deve preocupá-lo. As pessoas são diferentes e apresentam
ritmos desiguais de desenvolvimento do corpo. É importante gostar de você,
aprendendo a cuidar e valorizar o seu próprio corpo. Os rapazes possuem uma
pequena quantidade de hormônios sexuais femininos, as garotas, uma pequena
quantidade de hormônios sexuais masculinos. Na puberdade, às vezes, um pequeno
desequilíbrio na quantidade desses hormônios pode provocar um ligeiro
crescimento das mamas nos rapazes ou pelos em excesso nas garotas. Em geral,
isso desaparece com o tempo, mas, se persistir, o mais aconselhável é procurar
orientação médica.
Na região genital, encontramos o pênis e o saco escrotal.
Pênis e a Ejaculação – O pênis é um órgão
de forma cilíndrica e constituído principalmente por tecido erétil, ou seja,
que tem capacidade de se erguer. Com a excitação sexual, esse tecido e banhado
e preenchido por maior quantidade de sangue, o que torna o pênis ereto e
rígido. Na ponta do pênis, há a glande (a “cabeça”), que pode estar coberta
pelo prepúcio.
Na glande, há o orifício da uretra, canal que no corpo
masculino se comunica tanto com o sistema urinário quanto com o sistema
reprodutor. O tamanho do pênis varia entre os homens e não tem relação
biológica com fertilidade e nem com potência sexual. Quando o homem é
estimulado, como ocorre numa relação sexual, culmina com o esperma sendo
lançado para fora do corpo masculino sob a forma de jatos. Esse fenômeno
chama-se ejaculação.
O esperma é ejaculado através da uretra, por onde a urina
também é eliminada. Durante uma ejaculação normal são expelidos de 2 a 4
mililitros de esperma; cada mililitro contém aproximadamente 100
milhões de espermatozoides.
·
Saco escrotal
Os
espermatozoides, gameta sexual masculino, são produzidos nos testículos. Os
testículos ficam no saco escrotal, que tem aparência flácida e um pouco
enrugada. É importante eles se localizarem fora do abdome, pois os
espermatozoides são produzidos em uma temperatura mais baixa do que a do
restante do corpo. Nos dias frios ou durante um banho frio, o saco escrotal se
encolhe, favorecendo o aquecimento dos testículos. O uso de cueca apertada pode
causar infertilidade temporária, decorrente do aquecimento excessivo que
provoca nos testículos.
·
Testículos
Os
testículos são glândulas sexuais masculinas. São formadas por tubos finos e
enovelados, chamados túbulos seminíferos. Diferentemente do que ocorre com as
garotas, que já nascem com “estoque” de gametas (óvulos) “prontos” no corpo, é
na puberdade, sob ação dos hormônios, que se inicia no corpo masculino a
produção de gametas (os espermatozoides) nos testículos.
A
produção de espermatozoides começa na puberdade, por volta dos 12 ou 13 anos de
idade e vai até o fim da vida. Cada espermatozoide é formado basicamente de
três partes: cabeça, colo e cauda com flagelo. Os
testículos produzem também o hormônio sexual masculino, chamado testosterona.
O hormônio testosterona estimula o aparecimento das características sexuais
secundárias masculinas: pelos no rosto e no restante do corpo, modificações na
voz etc.
·
Epidídimos
Os
espermatozoides que acabam de ser formados ficam armazenados no epidídimo,
outro enovelado de túbulos localizados sobre os testículos. Os epidídimos são
dois órgãos formados por tubos enovelados, cada um localizado junto a um
testículo. Reveja o esquema do sistema genital masculino e observe a
localização dos epidídimos. Os espermatozoides podem ficar armazenados nesses
tubos por aproximadamente uma a três semanas, até que a maturação seja
completada. Isso aumenta a sua mobilidade.
Os
espermatozoides passam do epidídimo para um tubo com parede muscular chamado ducto
deferente. De cada epidídimo parte um ducto deferente.
Posteriormente e sob a bexiga urinária, cada ducto deferente se une ao canal da
glândula seminal do mesmo lado e forma um tubo único, chamado ducto ejaculatório.
Os ductos ejaculatórios lançam os espermatozoides num outro canal – a uretra. A
uretra é um tubo que se inicia na bexiga urinária, percorre o interior do pênis
e se abre no meio externo.
·
Glândulas Seminais e Próstata
As glândulas
seminais são duas
glândulas em forma de bolsa. Elas produzem um líquido denso que nutre os espermatozoides e aumenta
a sua mobilidade. A próstata é uma glândula produtora de um líquido
de aspecto leitoso. Esse líquido é leitoso e neutraliza a acidez de restos de urina na uretra e, numa
relação sexual, a acidez natural da vagina, protegendo assim os
espermatozoides. Em sua “viagem” até a uretra, os espermatozoides recebem os
líquidos produzidos pelas glândulas seminais e pela próstata. Ao passar pela
uretra, os espermatozoides recebem também um líquido lubrificante produzido
pelas glândulas bulbouretrais. Ao conjunto formado pelos espermatozoides e
os líquidos produzidos pelas glândulas seminais, pela próstata e pelas
glândulas bulbouretrais dá-se o nome de esperma ou sêmen.
·
O corpo feminino
Algumas
das mudanças dessa passagem são o aumento dos seios e o aparecimento de pelos
pubianos e pelos nas axilas. Essas são algumas das características sexuais
secundárias femininas.
Para
a mulher, conhecer o próprio corpo é fundamental para ajudar a mantê-lo
saudável. O
ginecologista (médico
especializado em órgãos reprodutores femininos) pode esclarecer dúvidas caso
seja notado alguma alteração que cause estranheza.
·
Monte de Vênus ou púbis
É
a área triangular acima da vulva e na qual aparecem pelos, a partir da
puberdade.
·
Vulva
Nessa
região, estão os pequenos e grandes lábios, que são dobras de pele muito
sensíveis. Entre os pequenos lábios, há o clitóris, pequenina
estrutura do tamanho aproximado de uma ervilha e, que em geral, provoca grandes
sensações de prazer, quando estimulado.
·
Abertura da vagina
A
abertura da vagina leva aos órgãos sexuais internos. Essa abertura é
parcialmente bloqueada, na maioria das garotas virgens, por uma fina membrana
chamada hímen, que, geralmente, é rompido na primeira relação sexual com a
penetração do pênis. O hímen tem uma abertura por onde ocorre a saída do sangue
menstrual.
·
Uretra
O
orifício da uretra é por onde sai a urina; não conduz a nenhum órgão sexual
interno.
·
Ânus
O
ânus é o orifício por onde saem as fezes; é a saída da tubo digestório. Também
não tem ligação com órgãos sexuais internos.
·
Períneo
Entre
o ânus e a vulva, na entrada da vagina, existe uma região chamada períneo. No
homem, o períneo localiza-se entre o saco escrotal e o ânus.
Na
hora do parto, muitas vezes é necessário fazer um pequeno corte no períneo,
para que a cabeça do bebê não lacere (corte) os músculos dessa região. Isso é
importante para proteger a mãe, pois lesões extensas no períneo farão com que
ela, no futuro, possa sofrer de “queda de bexiga” e perda da capacidade de
controlar a retenção da urina. Após o nascimento do bebê, o médico faz a sutura
(dá pontos com linha e agulha cirúrgica) do períneo. O procedimento é feito com
anestesia local.
·
Vagina
É o canal
que liga a vulva até o útero.
·
Útero
É um
órgão oco, constituído por tecido muscular, com grande elasticidade, que tem
forma e tamanho semelhantes aos de uma pera. Em caso de gravidez, o útero está
preparado para alojar o embrião até o nascimento.
·
Ovários
Os
ovários são as glândulas sexuais femininas, nas quais, desde o nascimento da
menina – ficam armazenados aproximadamente 400 mil gametas femininos. Essas
células sexuais são chamadas óvulos. Elas contêm a metade do material genético
necessário ao desenvolvimento de um bebê. Os óvulos que existem nos ovários das
meninas são imaturos. Os hormônios sexuais são responsáveis pelo amadurecimento
e pela liberação desses óvulos.
·
Tubas uterinas
São dois
tubos delgados que ligam os ovários ao útero. Revestindo esses tubos
internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo
até a cavidade uterina.
·
Seios
O desenvolvimento dos seios
ocorre na puberdade e nem sempre acontece de forma idêntica, às vezes, um seio
é ligeiramente maior do que o outro. O tamanho do seio varia de uma mulher para
outra. Do mesmo modo que acontece com o nariz, com as mãos ou com os pés, que
não são de tamanho igual em todas as pessoas, nem mesmo no caso de irmãos. O
seio é formado por um tecido gorduroso e por pequenas
glândulas chamadas glândulas mamárias. Essas glândulas são ligadas
ao mamilo (bico) por canais, através dos quais o leite passa durante a
amamentação. O mamilo, em geral, é muito sensível ao toque. O desenvolvimento dos seios e de outras formas do corpo das
meninas, como a cintura mais fina, os quadris arredondados, depende de quando e
quanto hormônio sexual é produzido pelo corpo dela, ou seja, pelos ovários.
Algumas meninas
começam a produzir mais hormônios sexuais mais cedo do que outras. Por isso,
além de ficarem menstruadas primeiro, algumas garotas desenvolvem o “corpo de
mulher” mais precocemente que outras. Outro fator importante a considerar é a
hereditariedade, os traços físicos herdados dos pais, avós etc. Numa família na
qual as mulheres possuem seios pouco desenvolvidos, é bem provável que as
meninas venham a ter, também, seios pequenos.
Ninguém melhor do que
o médico para dizer se o desenvolvimento dos seios e dos demais sinais de
maturação do corpo está de acordo com o previsto para a idade da garota.
·
O ato sexual e o início de uma nova vida
Na relação sexual, a atração provocada pelos estímulos e pelas
reações hormonais faz com que os toques e as sensações táteis sejam muito
prazerosas. Os jogos amorosos, as carícias, a ternura, os contatos de lábios e
de outras partes do corpo, a excitação, tudo isso compõe o ritual de preparação
ao ato sexual, que é o ápice do encontro entre os parceiros sexuais.
Com a excitação, o pênis do homem aumenta de volume e fica duro,
ereto, e a vagina da mulher solta uma secreção que a lubrifica. Tudo isso
facilita a penetração do pênis na vagina quando acontece o coito ou o ato
sexual, que geralmente, provoca uma sensação bastante prazerosa em ambos os
parceiros. No ato sexual vaginal completo, o homem ejacula, isto é, um líquido
sai do pênis e é depositado na vagina (quando não há uso de preservativo). Esse
líquido, o sêmen ou esperma, contém espermatozoides originários dos testículos.
Dos milhões de espermatozoides que foram depositados na vagina, apenas centenas
deles alcançam o óvulo, e somente um espermatozoide consegue se introduzir
nele. Essa é a oportunidade de surgir uma nova vida, de ocorrer a concepção.
·
A ovulação
A ovulação é a liberação de um óvulo maduro feito por um dos ovários por
volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de
menstruação. No ovário (o local de onde sai o óvulo) surge o corpo lúteo ou amarelo – uma estrutura amarelada que passa a produzir o estrogênio
e progesterona. Esses hormônios atuam juntos, preparando o útero para uma
possível gravidez, além disso, o estrogênio estimula o aparecimento das
características sexuais femininas secundárias. O óvulo liberado é “captado” por
uma das tubas uterinas, que ligam os ovários ao útero. Revestindo essas tubas
internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo
até a cavidade do útero.
·
A
Fecundação
A mulher pode ficar
grávida se, quando o óvulo estiver nesses tubos, ela mantiver relação sexual
com o parceiro e um espermatozoide (célula reprodutora masculina) entrar no
óvulo. O encontro de gametas (óvulo e espermatozoide), na tuba uterina,
chama-se fecundação. Apenas um dos milhões de espermatozoides contidos
no esperma penetra no óvulo, na fecundação. Depois da fecundação,
ocorre então a formação da célula-ovo ou zigoto. Essa primeira célula de um
novo ser sofre divisões durante o seu trajeto pelo tubo até o útero. O sexo
biológico do novo ser humano – ou seja, o sexo do bebê – é definido na
fecundação pelos cromossomos X ou Y. Os seres humanos, salvo raras exceções possuem 46
cromossomos, sendo que dois deles são os cromossomos sexuais (que definem o
sexo). As mulheres possuem dois cromossomos X (portanto ela á XX) e os
homens, um X e um Y (portanto XY).
Na divisão celular (meiose) para a formação dos gametas (óvulo e
espermatozoide) a mulher só gera gametas (óvulos) X enquanto que o
homem pode gerar gametas (espermatozóides) X e Y.
ü Se o espermatozoide
que contém o cromossomo X fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo feminino
(XX).
ü Se o espermatozoide
que contém o cromossomo Y fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo
masculino (XY).
·
A menstruação
A
menstruação ocorre quando não há fecundação e o óvulo é eliminado pelo
canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa
uterina. O ciclo menstrual é o período entre o início de uma
menstruação e outra. Esse período dura, em média 28 dias, mas pode ser
mais curto ou mais longo.
A primeira
menstruação se chama menarca e, na maioria das vezes ocorre entre 11 e 13 anos, embora
não exista uma idade determinada para isso. A menstruação representa o início
da vida fértil, isto é, o período em que a mulher pode se não houver problemas,
engravidar.
Por volta dos 50 anos o “estoque” de óvulos se esgota, pois alguns foram
liberados nas ovulações e outros se degeneraram. Cessam as menstruações e, com
isso a fertilidade da mulher. Nessa fase, denominada menopausa, grande parte das mulheres sentem desconforto por conta
da redução de hormônios. Esse desconforto é marcado principalmente por aumento
da sensação de calor corporal e pode ser diminuído com tratamento médico. A
menstruação pode vir acompanhada de cólicas. Se as dores forem leves,
atividades físicas orientadas, técnicas de relaxamento bolsa de água quente
sobre o ventre e chás podem ser de grande ajuda. Caso as cólicas sejam intensas
e dolorosas, é recomendado procurar um ginecologista, que pode ajudar a
solucionar esse problema.
Durante a menstruação o cuidado com a higiene deve ser redobrado. O
sangue eliminado não é sujo, mas, em contato com o ar, pode provocar mau cheiro
e se transformar em um meio propício para o desenvolvimento de micróbios. A
rotina não deve ser alterada. Tomar banho, lavar os cabelos, fazer ginástica,
dançar, tomar sorvete não faz mal algum. Os absorventes descartáveis
são os mais indicados, e a troca deles deve ser regular, de acordo com a
intensidade do fluxo sanguíneo. As mulheres podem alguns dias antes da menstruação,
perceber que os seios estão inchados e doloridos, sentir-se irritada, com
vontade de chorar. Quando isso ocorre, elas podem estar com tensão
pré-menstrual (TPM), nome dado a um confundo de várias sensações
desagradáveis que acomete algumas mulheres e parece, segundo alguns estudos,
estar relacionado aos hormônios. Nesse caso, deve-se procurar um médico, que
vai aconselhar o que fazer para diminuir ou eliminar os sintomas da TPM.
Atualmente
existem tampões absorventes internos que levam em conta a
anatomia da mulher. Em caso de dúvidas é melhor conversar com o ginecologista.
Os tampões permitem, por exemplo, que a pessoa pratique natação ou vá à praia
durante o período da menstruação. Os absorventes externos são encontrados em mais
de um padrão de largura e comprimento, adequados às diferentes intensidades do
fluxo menstrual. É bom lembrar que os primeiros
ciclos menstruais não costumam ser regulares. Além disso, preocupações,
ansiedade e má alimentação, algumas vezes atrasam ou até suspendem as
menstruações. A ausência de menstruação também é um dos primeiros sinais de
gravidez.
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